7 maneiras de aproveitar o melhor do verão e prevenir o câncer de pele

7-maneiras-de-aproveitar-o-melhor-do-verao-e-prevenir-o-cancer-de-pele

Chega o verão e logo pensamos em praia, sol e piscina. E, para aproveitar tudo isso, existem uma série de cuidados necessários que você precisa colocar em prática para aproveitar o melhor do verão com saúde. Um deles é evitar a exposição excessiva ao sol porque o sol acelera o envelhecimento da pele e a probabilidade de ter câncer. A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) orienta outras medidas também importantes e que compartilhei abaixo. Confira:

1. Tenha uma alimentação equilibrada

Muitas pessoas não sabem, mas a alimentação é um importante determinante no risco para desenvolvimento do câncer e, no verão, talvez seja ainda mais fácil ficar atento a essa questão. De modo geral, é importante estabelecer uma dieta rica em folhas, legumes, frutas, azeites, grãos, castanhas e peixes, além de limitar a ingestão de açúcar, alimentos enlatados e defumados. São ajustes na dieta mais fáceis de fazer nas estações mais quentes do ano.

Vale lembrar que, durante o verão, como nosso organismo perde mais água e sais minerais por meio do suor, é preciso beber líquido durante todo o dia. Além da água natural, essa reposição também pode ser feita por meio de alimentos ricos em água, como frutas, vegetais, sucos naturais, chás e água de coco.

Frutas, verduras e legumes são alimentos mais refrescantes e, por isso, podem ser grandes aliados na manutenção da saúde, pois são ricos em vitaminas, minerais e fibras. Além disso, a limpeza e a boa preservação dos alimentos são fundamentais para assegurar seus benefícios. Lavar as folhas, legumes e frutas em água corrente é essencial.

2. Tenha cuidado com o sol

Tomar sol é um hábito saudável, que contribui enormemente para o desenvolvimento ósseo e o bem-estar físico e mental. No entanto, a exposição acumulada aos raios de sol determina um risco crescente de desenvolvimento do câncer de pele.

Para evitar os prejuízos causados pelos raios UV sobre a pele, a SBOC recomenda o uso de protetor solar em toda exposição à luz do sol, que, idealmente, deve ocorrer antes das 10 horas e após as 16 horas, períodos em que a quantidade desses raios está reduzida. Fora desses horários, se recomenda proteger a pele de forma mais completa, com bonés e camisetas. Pessoas de pele clara correm mais risco de desenvolver o câncer de pele, sendo que a incidência aumenta com a idade e é mais frequente na população masculina do que na feminina. Nesse caso, devem retocar o protetor solar com maior frequência.

3. Olhe mais para o próprio corpo

Observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas. Bom, a maioria das pintas é inofensiva, mas quando nossas pintas aumentam de tamanho ou quando elas ficam inflamadas, sangram, coçam ou formam casquinha pode sinalizar propensão ao câncer de pele. Aprenda neste link como fazer o teste A, B, C e D. Se preencher as regras do teste existe sim a chance de ser câncer.

4. Reduza o consumo de bebidas alcoólicas

Com as festas e confraternizações de final de ano, muitas pessoas aumentam significantemente o consumo de bebidas alcoólicas, mas é preciso rever essa atitude. Vários estudos já demonstraram que o consumo de álcool está ligado a um aumento no risco de uma pessoa desenvolver diferentes tipos de câncer (boca, garganta, laringe, esôfago, fígado, cólon, intestino e mama). Mesmo os indivíduos que bebem uma quantidade baixa ou moderada da substância têm mais chances de adquirir a doença do que aquelas que não bebem álcool. Os riscos ainda aumentam consideravelmente quando o consumo de álcool está associado ao uso de cigarro, outro vilão que está ligado a diferentes tipos de câncer.

5. O que não pode faltar na sua mala de verão

Para deixar suas férias mais fashion e com a pele protegida, além do protetor solar, quando for a praia ou a piscina use barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material. Use também chapéus, óculos escuros e camisetas.

6. Pratique exercícios

Muitas pessoas se sentem mais motivadas a praticar exercícios físicos durante o verão, o que é ótimo quando vivemos uma epidemia global de obesidade e sedentarismo.

A prática de atividades físicas é importante para o desenvolvimento neuromuscular, o crescimento e a formação de ossos fortes, o controle metabólico, a preservação da autoestima e, por fim, para evitar o câncer.

7. Consulte anualmente com seu dermatologista

Consulte um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo. Câncer de pele é assunto sério. Sabia que é o tipo mais comum no Brasil e a tendência é aumentar anualmente? Por isso, se cuidem e tenham amor por vocês.

comments

Postagens Relacionados

;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *