Acne adulta: o guia definitivo de como tratar da acne depois dos 30 anos

Você fica super chateada porque não é mais adolescente, mas continua tendo acne? Ah, não, já passou da hora de ter espinhas. Todas as suas amigas tem a pele ótima, menos você. Então vem comigo que hoje vou explicar tudo bem certinho e mostrar como tratar da acne adulta.

acne adulta

POR QUE ESTOU TENDO ACNE?

Se você está com quase 30 anos ou com mais de 30 e ainda tem essas “benditas” aparecendo todo mês no rosto você é uma candidata a ter o que chamamos de acne da mulher adulta. Aff, péssimo né? Ela se dá duas maneiras. A primeira é quando as espinhas persistem além da adolescência e a segunda é quando a acne tem início depois da adolescência. Mesmo quem nunca sofreu com o problema pode desencadear. Mas pra tudo tem tratamento meninas, fiquem tranquilas!

COMO SEU SEI SE TENHO ACNE DA MULHER ADULTA?

Uma ótima dica é observar se a acne aparece ou piora nos períodos próximos a menstruação. Já reparou? Costumam aparecer na parte do rosto perto do queixo, da linha da mandíbula e quase nunca aparece na testa. Muitas vezes a acne adulta é inflamada ou dolorida. Mas gente, podem aparecer de várias formas: só cravinhos, espinhas pititinhas… enfim, pode vir de vários jeitos, então só um dermatologista pra fazer o diagnóstico e tratar da forma correta.

QUAIS OS TIPOS DE ACNE ADULTA?

Acne hormonal: pode estar associado a um distúrbio hormonal, como a síndrome dos ovários policísticos (principal causa) ou com o excesso de preocupação. Picos de estresse e ansiedade podem desencadear a acne, é verdade! Então já avisa o marido que você precisa ficar bem zen pra ter a pele ótima haha Agora, se você não tem pele oleosa, não nota que suas espinhas pioram no período menstrual, você pode ter acne relacionado a algum outro fator, por exemplo, cosmético! Isso mesmo. Pula pro tópico debaixo que te explico mais.

Acne cosmética: ocorre quando o folículo piloso entope por excesso de óleo e sujidade. As principais causas são uso de filtro solar oleoso, hidratantes e maquiagens oleosos. Limpezas de pele ajudam e muito, principalmente para pessoas de pele oleosa.

Acne medicamentosa: alguns produtos e cosméticos estéticos podem causar acne, sabia? Os principais são os a base de corticosteroides, é necessário cuidado, meninas! Alguns medicamentos de uso psiquiátrico e neurológico também podem desencadear acne.

QUAIS AS DIFERENÇAS: ACNE ADULTA X ADOLESCÊNCIA?

Apesar de semelhantes esses tipos de acne são bem diferentes. A acne adulta surge de forma leve e pode (ou não) ir aumentando enquanto a acne na adolescência se desenvolve rapidamente. Já repararam naqueles adolescentes de 12 anos que, de um dia para o outro, aparecem com o rosto infestado dessas inflamações e cheio de cravinhos pretos? Já a acne depois dos 30 anos – que na maioria das vezes são “fechadas”, umas espinhas brancas – se concentram na zona U do rosto, ou seja, queixo inferior, maxilar e pescoço.

QUAIS OS TRATAMENTOS?

Meninas, a acne da mulher adulta costuma melhorar com alguns anticoncepcionais, algumas vezes com antibióticos, outras vezes com cremes e géis de tratamento, mas tem hora que só a isotretinoína (famoso Roacutan) pode ajudar. Nos casos mais leves, onde só há poucos cravos, vale sim o uso de um sabonete esfoliante duas vezes por semana. Mas se você realmente quer ter sucesso e ficar com a pele linda é preciso investigar com seu dermatologista qual tratamento vai ser melhor para cuidar de você.

ENTENDI, MAS TENHO QUE CUIDAR PRA SEMPRE?

Olha, é difícil dizer. Tenho pacientes com quase 40 anos com acne! Já imaginaram? Nessas horas vale tudo, né? Então pode ser que você precisa cuidar pra sempre também. Mas cá entre nós, nessa vida nada é duradouro. Então use sempre sabonete próprio para pele acneica ou para o seu tipo de pele, filtro solar livre de óleo e hidratantes ou maquiagem também oil free!

QUAIS CREMES E PRODUTOS PROVOCAM ACNE?

Uma lista imensa, meninas. De uma maneira geral, dê preferência aos produtos em gel ou gel-creme ou loção oil free ou solução. Acne da mulher adulta é algo complexo que precisa de cuidado. Então só seu médico pode te ajudar! Nada de se automedicar, viu?

E, já que você está por aqui, que tal dar um pulinho também no meu canal do Youtube? Se inscreve lá, tá tendo vídeo quase todo dia!

ASSISTA VÍDEO SOBRE ROACUTAN:

VEJA MAIS POSTS QUE VOCÊ PODE GOSTAR:

_ A surpreendente verdade que nunca te contaram sobre o leite piora a acne

_ Maquiagem para a pele com acne

Beijos,

Dra. Cintia Cunha

*Este conteúdo é estritamente informativo e não substitui consulta com médico dermatologista.

comments

Postagens Relacionados

;

Comentários não são permitidos.