Seu cabelo cai muito? Saiba quais podem ser as causas

Oi gente! Seu cabelo cai muito?? Sabiam que existem mais de 200 fatores que causam queda de cabelo? Pois é, nesse post eu vou falar mais sobre os principais deles. Mas, primeiro, quero deixar claro que a consulta com um profissional é essencial para descobrir o motivo dos seus fios estarem caindo. Cada pessoa é única, apenas uma avaliação presencial bem feita, com exames específicos, pode identificar a razão de sua queda e assim indicar o melhor tratamento.

Queda de cabelo

Deficiência de vitaminas e proteínas
A insuficiência de vitaminas e proteínas na alimentação faz com que nosso corpo tenha pouca quantidade de nutrientes para distribuir pelo organismo, prejudicando o crescimento dos cabelos. A anemia também é um fator que implica na queda. Felizmente, uma suplementação adequada aliado à dieta balanceada pode ajudar a resolver o problema.

 

Dermatite seborreica
Essa é uma das causas mais comuns da queda de cabelo. É uma inflamação do couro cabeludo provocada por um fungo. Existem fungos e bactérias por toda nossa pele e cabelo, mas às vezes, por algum motivo, esses fungos se proliferam. Pode ser imunidade baixa, muita transpiração, poucas lavagens de cabelo, oleosidade excessiva… A dermatite também pode causar caspas e feridinhas no couro cabeludo.

 

Genética
O que acontece nesse caso é que a partir da nossa adolescência, nós começamos a produzir testosterona, que é convertido em outra substância chamado DHT. Quem tem o gene da calvície mais sensível à DHT, que age nos folículos fazendo com que os fios nasçam cada vez mais finos e o cabelo cai muito. Assim, os cabelos vão perdendo o volume com o passar dos anos, alguns começam já na faixa dos 20, outras depois dos 40… Isso tem a ver com a genética de cada um.

 

Menopausa
A perda e enfraquecimento dos cabelos na menopausa é normal, então se tem alguém aí passando por isso, nada de entrar em pânico, viu? Isso acontece por causa da diminuição dos níveis de estrogênio, que é um hormônio feminino e um dos responsáveis por ajudar no crescimento dos fios. A notícia boa é que, com o tratamento adequado, tem como diminuir esse efeito.

 

Doenças da tireóide
A glândula da tireóide, que fica no pescoço, trabalha para regular a função de alguns órgãos, como coração, fígado, rins… Quando ela fica alterada, acontece o hipo ou hipertireoidismo. No caso do hipotireoidismo, essa glândula não manda hormônios suficientes para o corpo e tudo funciona devagar, contribuindo para a queda dos fios.

 

É normal perdermos de 80 a 120 fios de cabelo por dia. Mas quando o cabelo cai muito, por qualquer um dos motivos citados, ou outros vários que existem, devemos procurar um profissional. Ele irá te auxiliar a descobrir e tratar a causa e indicar o tratamento adequado tanto para evitar a queda quanto para o nascimento de novos fios.

Terapia Capilar
Não existem milagres, mas as últimas descobertas em terapia capilar têm trazido excelentes resultados. Associamos aplicações de CO2 para estimular a circulação, vitaminas para crescimento, led terapia, exames de tricoscopia, shampoos medicinais… Existem sim formas eficientes de tratar e, muitas vezes, resolver o problema. Sei que o cabelo está muito ligado à nossa autoestima, por isso vale a pena investir um tempinho para se cuidar, né?

 

Beijos,

Dra. Cintia Cunha

 

VEJA O VÍDEO SOBRE ESSE ASSUNTO

Queda de cabelo? Tiramos suas dúvidas

 

VEJA MAIS POSTS QUE PODE GOSTAR

Dra. Cintia conta como cuida do cabelo e das unhas
Quando procurar um tratamento dermatológico para queda de cabelo?
Primeiros passos: como cuidar dos cabelos caindo, sem vida e ressecados 

comments

Postagens Relacionados

;