Colágeno hidrolisado: o que é, benefícios e como tomar

Alô, pessoas lindas do meu coração. Cheguei para esclarecer as dúvidas de vocês sobre colágeno hidrolisado. O que é isso? Será que é uma pílula nova que deixa a nossa pele mais firme e esticadinha? Rs Não é nada disso. É uma substância constituída basicamente por proteína, vitaminas e minerais que promete dar aquela ajudinha na pele, cabelos, unhas.

colágeno hidrolisado

Humm… estou começando a entender. Explica mais, doutora. Bem… todos nós produzimos espontaneamente colágeno, ele é responsável por cuidar da elasticidade, da firmeza e também viço da nossa pele, mas acontece que, inevitavelmente, a partir dos 30 anos, a gente passa a ter perdas maiores de colágeno. Estudos mostram que desta fase em diante há uma perda anual em torno de 1%.

Dos 50 anos em diante, a queda é bem mais drástica. Então é interessante suplementar, ou seja, compensar as perdas de produção de colágeno para reduzir o aparecimento de rugas, celulite e flacidez.

ESTUDO SOBRE O COLÁGENO HIDROLISADO

Agora que você já entendeu qual o papel dessa substância no nosso organismo deve estar looouca para saber se funciona mesmo, não é? Muitas pesquisas sérias têm surgido mostrando o benefício do colágeno para nossa saúde. A maioria delas afirma que, sim, o colágeno hidrolisado ajuda o nosso organismo a produzir um colágeno de melhor qualidade, reduz rugas até mais profundas, melhora nossa hidratação cutânea ajudando assim a adiar o envelhecimento precoce. Leia um dos estudos aqui.

BOM PARA QUEM MALHA

Se você malha, a substância pode ajudar a “proteger” ossos e articulações. No American College of Sports Medicine, nos Estados Unidos, um estudo alemão com 100 atletas, de 15 a 80 anos, mostrou que o consumo de colágeno hidrolisado traz uma melhora importante nas articulações. Após 12 semanas consumindo 10 gramas do suplemento por dia, 79% dos participantes apresentaram maior mobilidade dos joelhos e dos quadris. A maioria relatou menos dor nessas articulações ao realizar exercícios de esforço e ao subir escada. Uma parte dos atletas também teve menos desconforto nos ombros.

COMO TOMAR

É muito importante que a dose e o horário adequado de ingestão sejam definidos pelo seu médico dermatologista, nutrológo ou mesmo o nutricionista. Não recomendo a automedicação. Até porque pessoal, esse post aqui é mais para informar vocês. Alguns profissionais preferem recomendar o uso pela manhã em jejum. Outros indicam à noite antes de dormir. No mercado você pode encontrar o colágeno hidrolisado em pó, em cápsulas e até gelatina.

É importante dizer que a qualidade do colágeno também varia. Alguns são mais absorvidos pelo corpo e outros menos… Cada produto deve ser ingerido de acordo com as recomendações do fabricante. Mas a consulta com um profissional é importante para definir dose, quantidade e qualidade do produto que você precisa, viu?

Meninas, atenção! Este suplemento não substitui uma dieta rica em alimentos que estimulam a produção de colágeno no nosso corpo, viu? É muito importante apostar em itens como frango, peixe, carne magra, ovos, frutas, legumes, verduras e castanhas.
Espero que tenham gostado e deixem aqui nos comentários qual pílula da beleza você conhece e como tem sido sua experiência.

VEJA MAIS POSTS QUE VOCÊ PODE GOSTAR:

_ Silício produz colágeno, elastina e queratina; saiba como usá-lo;

_ Dos 35 aos 45 anos, quais cremes e tratamentos ajudam a prevenir rugas e estimulam a produção de colágeno;

_ 3 tratamentos dermatológicos que promovem rejuvenescimento das mãos;

Beijos,

Dra. Cintia Cunha

*Este conteúdo é estritamente informativo e não substitui consulta com médico dermatologista.

comments

Postagens Relacionados

;