Como cuidar bem do cabelo na gravidez

É possível cuidar do cabelo na gravidez? Sim! Gravidinhas e mamães de plantão, fiquem tranquilas. Vou te contar tudo sobre meus cuidados nesta fase e o que mais tem me ajudado agora! A ideia é trazer o máximo de dicas e informações pra vocês, mas sempre consultem um profissional de sua confiança para criar a sua rotina de cuidados.

cabelo na gravidez

Desde o começo mudei a minha rotina de cuidados com a pele, evitando alguns ativos como ácido retinoico, ácido glicólico, peelings, e com os cabelos fiz o mesmo. Afinal, tudo que a gente passa é absorvido pelo corpo, vai para a corrente sanguínea e chega para o bebê. Especialmente no comecinho, nos primeiros três meses, em que o feto ainda está se formando.

AINDA MAIS BONITA NA GRAVIDEZ

Na gestação a maioria das mulheres percebe que o cabelo cresce mais rápido, fica mais bonito e mais forte devido aos hormônios. A queda dos cabelos não é esperada. Se você tem pode ser por baixa de vitaminas, dermatite seborreica (caspa) ou outras alterações. É bom investigar com um dermatologista.

Cerca de três a quatro meses depois de o bebê nascer, os hormônios voltam ao que eram e só então vem à queda. Os fios que resistiram despencam para dar lugar a novos, mas depois vou escrever um post específico para falar sobre a queda pós-parto, ok?

O QUE NÃO FAZER

Gestantes podem pintar o cabelo? E fazer luzes? Gente, na gravidez é bom evitar tinturas que possam ter amônia, chumbo, metais pesados bem como fazer alisamento com formol, amônia e guanidina, não são bons. Tratamentos desse tipo devem ser evitados também no período da amamentação. Se quiserem alisar os cabelos somente com a escova ou chapinha. Lembre-se de usar protetor térmico para não danificar os fios.

HIDRATAR PODE

Eu estou com 12 semanas de gestação e sei que depois dessa fase é seguro fazer hidratação. Gosto de fazer com a Leida Getúlio da Dar’c Cabeleireiros. Ela sabe direitinho os cuidados que devemos ter. Também está liberado aplicação de produtos com queratina e tonalizantes! Mas olha, mesmo o que é liberado, é sempre bom evitar nos primeiros meses, depois já dá sim para ter os primeiros cuidados.

Ah! Lembrei de um assunto controverso com relação a descoloração dos pelos. Dra. Tarama, minha obstetra, pensa como eu: a água oxigenada com descolorante para ser usada no fio de cabelo não tem problema, pois não contem substâncias comprovadamente perigosas para o bebê, mas de toda forma nunca devemos fazer antes das 12 semanas. E mesmo quando for aplicar, evite o contato direto com a pele do couro cabeludo. Gente, olha, nada se compara a experiência e opinião do obstetra que está acompanhando vocês. Tudo que forem fazer compartilhem com o médico e veja a opinião dele, ok?

Veja com seu obstetra suas recomendações. É importante que ele participe dessa decisão e autorize o uso de produtos e tratamentos, ok?

VEJA MAIS POSTS QUE VOCÊ PODE GOSTAR:

_ Beleza na gravidez! Os tratamentos estéticos e cremes para gestantes

_ Como cuidar das estrias que apareceram na gravidez?

Beijos,

Dra. Cintia Cunha

*Este conteúdo é estritamente informativo e não substitui consulta com médico dermatologista.

comments

Postagens Relacionados

;