Dermatite seborreica: causas, dicas e tratamentos

Oi pessoal! Você sofre com a dermatite seborreica? Esse tipo de doença é muito comum e pode atingir homens e mulheres de todas as idades. A condição está ligada ao aumento de oleosidade na pele e couro cabeludo. Existem fungos e bactérias por todo o nosso corpo e cabelo, eles gostam muito de umidade e, por algum motivo, às vezes esses fungos se proliferam mais que o normal.

A causa pode estar ligada a imunidade baixa, muita transpiração, oleosidade excessiva, estresse, ingerir muitos alimentos gordurosos… A dermatite seborreica causa caspa, feridinhas, coceira no couro cabeludo e descamação na pele, principalmente nos cantos do nariz e perto das sobrancelhas, podendo levar a queda dos pelos

Se identificou com esses sintomas? Se sim, o próximo passo então é procurar um dermatologista, ele vai analisar o problema e indicar o melhor tratamento para o seu caso. Lembrando que é imprescindível um diagnóstico médico, nada de se automedicar ok? Mas, melhor que tratar é prevenir, não é mesmo? Confira dicas e cuidados para evitar o surgimento da dermatite seborreica e também amenizar as manifestações da doença. 

exame de tricoscopia

Jamais durma com cabelo molhado

Essa dica todo mundo já está cansado de saber né? Mas, mesmo assim, as vezes deixamos para lavar o cabelo tarde e bate aquela preguiça de secar… Não pode de jeito nenhum! Evite também deixar o cabelo úmido após fazer exercícios físicos e prendê-los ou usar boné enquanto estão molhados. Deixar o cabelo desse jeito por horas pode contribuir na piora do quadro. Ah, e quando for usar o secador, lembre-se sempre: temperatura baixa ok?

 

Evite banhos quentes

A água quente, além de prejudicial para a pele, estimula a oleosidade na raiz dos cabelos, condição que proporciona um ambiente favorável a proliferação dos fungos que causam a dermatite seborreica. Lavar pouco o cabelo também faz com que o couro cabeludo esteja sempre oleoso.

 

Shampoo antifúngico

Existem no mercado shampoos antifúngicos que são excelentes para combater e prevenir a dermatite seborreica e a caspa. É importante ver com o seu dermato qual o mais indicado para o seu caso. Após avaliar a sua pele e couro cabeludo ele pode passar também algum medicamento que vai auxiliar no tratamento.

 

Tratamentos clínicos

A LED terapia é uma tecnologia que ajuda muito nos casos de dermatite seborreica mais insistentes, acelerando o tratamento, além de ajudar no crescimento dos fios, estimular colágeno e fechar cutículas. O aparelho age no combate as infecções, ajudando na recuperação da pele e couro cabeludo. É utilizado um laser de iodo de baixa frequência que projeta 3 cores e cada uma delas tem uma funcionalidade. A luz azul é cicatrizante e estimulante. A luz infravermelha é a mais profunda, age nas células ocasionando o nascimento de novos fios. E a luz vermelha nutre o couro cabeludo.  

LED terapia para dermatite seborreica

A dermatite seborreica não é transmissível nem perigosa, mas é importante cuidar pois ela leva a queda dos fios, machucadinhos no couro cabeludo, descamação, coceira… E quanto antes começar o tratamento, mais rápido e melhores serão os resultados. Não existe cura definitiva, mas seguindo as orientações de um profissional, ela é controlada.

 

Beijos,

Dra. Cintia Cunha

 

VEJA OUTROS POSTS QUE VOCÊ PODE GOSTAR:

Dermatologista é contra chapinha e secador? Saiba a minha opinião 

Maneiras de pevenir a caspa

comments

Postagens Relacionados

;