Dermatologista é contra chapinha e secador? Saiba a minha opinião

Dermatologista é contra chapinha e secador de cabelo? Depende! Em muitas situações gosto e recomendo. Na hora de secar as madeixas, se você fizer o uso com moderação, o secador pode ser um aliado e não faz mal.

secador
Por exemplo, sabe quando temos crises de caspa ou dermatite seborreica, uma inflamação que pode provocar coceira no couro cabeludo e até levar a queda? Então. Deixar o cabelo úmido por horas pode contribuir na piora do quadro. É importantíssimo uma boa secagem para prevenir o problema. E aí, começou a mudar de ideia?

Eu sou dermatologista e uso secador. O que eu quero ensinar a você é o uso com moderação. De fato, secar o cabelo todos os dias não é saudável, mas nem sempre o vilão é o secador. Já pensou nisso?

Selecionei abaixo três dicas para você acertar na secagem sem agredir os fios. Usando assim está liberado!

1) Mantenha o cabelo limpo

Durante o dia, o cabelo recebe poeira, poluição, sol, etc, e se você seca os fios com o couro sujo, essas agressões ficam impregnadas e podem prejudicar ainda mais.

2) Mantenha distância

Na hora de secar o cabelo a dica é que o aparelho esteja a, pelo menos, um palmo do cabelo. Para finalizar a secagem, há a opção de utilizar o jato de ar frio em todo o cabelo, para deixá-lo mais brilhante e menos oleoso.

3) Use protetor térmico

O protetor térmico servirá para proteger os fios do calor do secador. Porém, ele só deve ser usado com o cabelo molhado – coloque o produto nas mãos, espalhe por todo o cabelo e, com os fios úmidos, aplique sem chegar na raiz.

Dica rápida! Um sinal de que você está exagerando no uso do secador e seu cabelo está enfraquecido porque perdeu muita água são as pontas duplas – e o único tratamento para elas é a tesoura. A dica é cortar as pontas dos cabelos a cada dois meses e fazer uso do secador de uma a duas vezes por semana. Não mais do que isso.

VEJA COMO SECAR O CABELO COM SECADOR:

Usar secador de cabelo também pode causar danos à pele

Você sabia que, além de danificar os fios, ele também pode fazer mal à pele? O ar quente pode ressecar a pele e o problema fica ainda mais evidente no inverno, quando é mais comum o ressecamento.

Quem tem melasma, essas manchinhas que costumam aparecer no rosto, mas que também surgem no braço e no colo, podem se agravar com o calor. O ideal é evitar o uso do secador e da chapinha para não correr o risco de piorar o melasma.

Chapinha pode causar danos aos cabelos?

Será que existem exceções para a “chapinha” e o babyliss como é o caso do secador? Não! Esses apetrechos aumentam consideravelmente a temperatura do cabelo, podendo chegar a temperaturas altíssimas de 160º a 200º graus. Gente, queima e danifica muito os fios. Não recomendo usar! Seu cabelo ficará frágil e pode até quebrar. Se não for possível abolir o uso da chapinha deixe somente para os momentos especiais. Tudo bem?

Espero ter ajudado você a arrumar o cabelo de forma consciente e mais saudável. As dicas acima servem para todo tipo de cabelo. A minha sugestão é que você tente deixar secar naturalmente. Ah, e na dúvida corre para o dermatologista. Ele poderá examinar seus fios, ver o que seu cabelo precisa e receitar medicações que podem estimular você a ter fios mais saudáveis e bonitos.

VEJA MAIS POSTS QUE VOCÊ PODE GOSTAR:

_ Será que é possível limpar o cabelo com shampoo a seco

_ Conheça os efeitos colaterais da finasterida contra a queda de cabelo

_ Entenda a diferença entre queda de cabelo e quebra do cabelo de uma vez por todas

Beijos,

Dra. Cintia Cunha

comments

Postagens Relacionados

;