Descubra o que é inflammaging e como combate-lo

Vocês não vão acreditar, mas muito tem se falado nos congressos de dermatologia sobre o inflammaging, uma inflamação que acontece na pele por conta da poluição e resíduos do ar, principalmente em grandes centros como São Paulo. Como é um conceito novo na dermatologia dediquei este post a falar sobre o que é e como combate-lo.

inflammaging

De uma maneira geral, inflammaging corresponde a um processo microinflamatório crônico e silencioso. Os mecanismos pelos quais o inflammaging afeta a pele ainda não são, totalmente, esclarecidos. De acordo com a medicina, fatores como a poluição, poeira, fumaça de cigarro, entre outros resíduos presentes no ar, se acumulam na nossa pele e, ao longo dos anos, causam alterações.

Alguns estudos ligam o inflammaging ao aparecimento de rugas, poros dilatados, envelhecimento precoce, aumento de vasinhos e até manchas.

Como combater

Agora que você sabe o que é e que este processo está relacionado ao envelhecimento precoce, eu imagino que você quer saber como combater. Afinal de contas ninguém aqui quer acelerar o envelhecimento da pele, não é? Rs O primeiro passo é limpar bem o rosto, pelo menos duas vezes ao dia, com sabonete próprio para o seu tipo de pele ou um demaquilante (água micelar, por exemplo).

Depois, minha amiga, o próximo passo é investir em procedimentos que renovam a pele, seja uma limpeza de pele, peelings ou tratamentos a laser. Imagine que sua pele, assim como seu quarto, precisa de uma faxina periódica. Então os cuidados precisam ser constantes, pois as agressões à pele são diárias.

A limpeza de pele é bom você fazer todo mês ou vez a cada dois meses. Os peelings costumam ser indicados numa sequência de três a cinco sessões, uma ou duas vezes ao ano, entendeu? Já os lasers para rejuvenescimento é interessante fazer sessões uma vez ao ano, se possível.

A automedicação não é, de maneira alguma, recomendada. Converse com o seu dermatologista para saber mais sobre este assunto e a combinação de tratamentos para cuidar de você.

Nada de deixar a peteca cair! No dia a dia quem faz a diferença, é você!

Beijos,

Dra. Cintia Cunha

VEJA MAIS POSTS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

_ Como proteger a pele do calor intenso no interior de um carro

_ Acne adulta: o guia definitivo de como tratar da acne depois dos 30 anos

_ Guia completo de como proteger a pele sem estragar a maquiagem

comments

Postagens Relacionados

;