Dezembro Laranja, a luta contra o câncer de pele

Em 2014 a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) iniciou o movimento Dezembro Laranja, uma campanha de prevenção e conscientização contra o câncer de pele. Os principais propósitos são reforçar as medidas fotoprotetoras e antecipar o diagnóstico da doença, que pode ser feito pela rede pública de saúde. E a causa é muito importante, de todos os tipos de câncer diagnosticados no Brasil, o de pele é o mais comum, com 176 mil novos casos por ano. Segundo o Instituto Nacional do Câncer,  30% dos tumores malignos são na pele.

Foto divulgação

O tema do Dezembro Laranja desse ano é “Se exponha mas não se queime”. Um trocadilho incentivando as pessoas a se exporem nas redes sociais em apoio ao movimento, e não ao sol. A SBD incentiva a população a postar fotos com roupa laranja e usar as hashtags #dezembrolaranja e #verãolaranja para conscientizar mais pessoas sobre a ação. A campanha começou no sábado, 01/12, e se estende até março de 2019. Nesse período podemos encontrar várias atividades a favor da causa como iluminação de monumentos, exames de prevenção gratuitos, iniciativas de conscientização em praias e parques com distribuição de filtro solar, entre outras.  Para mais informações acesse o site da campanha Dezembro Laranja

Dezembro laranja

E em apoio a essa causa tão importante, e para entrar no clima de verão de forma saudável, preparei essas dicas para vocês se protegerem e curtirem muito a estação mais quente (e mais gostosa) do ano!

 

1º – Evitar exposição excessiva ao sol

Evitar se expor ao sol sem a proteção adequada e nos horários de maior incidência dos raios é um dos fatores mais importantes na prevenção contra o câncer de pele e diversos outros problemas também, como manchas e melasma. Não precisa se trancar em casa e fechar qualquer frestinha, luz do sol é fonte de vitamina D e é muito importante para a nossa saúde. Só evite se expor das 10h às 16h e use sempre o…

 

 

2º – Protetor solar

Muito protetor solar todos os dias, viu?! Quando formos nos expor diretamente ao sol, a SBD indica o filtro solar com fator de proteção de no mínimo 30. E nada de economizar, gente! Precisa de uma quantidade generosa e reaplicar de 3 em 3 horas. Aqui no blog já publiquei muitos posts sobre como escolher seu protetor. O melhor protetor é aquele que você ama passar, e pode comprar sempre.

 

3º – Proteja-se

Além do filtro solar, é legal reforçar a nossa proteção com chapéu, óculos escuros com proteção UV, camisa de manga longa, protetores em cápsulas e manter a hidratação corporal bebendo bastante água. Fique amiga da sombra, em praias, clubes, sempre tem uma árvore ou um guarda-sol para te ajudar 

 

4º – Atenção a qualquer alteração na sua pele

É importante estar sempre atento a irregularidades na pele. Cuidado com manchas de aparência elevada e brilhantes, translúcidas, avermelhadas, castanhas ou multicoloridas, com crosta central, que sangram facilmente, não cicatrizam, continuam a crescer e causam coceira ou erosões. Pintas pretas ou castanhas que mudam de cor, textura, tornam-se irregular nas bordas e crescem também precisam ser avaliadas.

 

dezembrolaranja

Não só nesse mês de campanha do Dezembro Laranja, mas durante o ano todo é importante fazer consultas regulares com um dermatologista de sua confiança. Ele vai analisar e identificar qualquer problema ainda no início. O câncer de pele é o que tem maior potencial de cura se diagnosticado em estágios iniciais, podendo chegar em até 100% de chance. O diagnóstico é feito pela avaliação clínica e pela biópsia do tecido suspeito.

Pessoal, o sol não é um vilão, mas temos que tomar todo cuidado possível. A exposição solar sem cautela pode torná-lo o principal causador do câncer de pele. Por isso, se exponham, mas não se queimem 😉

 

Beijos,

Dra. Cintia Cunha

 

VEJA MAIS POSTS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

Como identificar pintas suspeitas e prevenir um câncer de pele
Veja os fatores de risco para câncer de pele que você ainda ignora
7 maneiras de aproveitar o melhor do verão e prevenir o câncer de pele

 

 

Instagram: @dracintiacunha
No Facebook: Clínica Dra. Cintia Cunha
No Youtube: /dracintiacunha

comments

Postagens Relacionados

;