Ética na Dermatologia e cuidados na hora de procurar um tratamento.

Olá pessoal! Depois da repercussão do caso do dermatologista Denis Furtado, conhecido como “Doutor Bumbum”, achei importante expor a minha opinião e esclarecer alguns pontos sobre ética na dermatologia com vocês. Para quem não sabe, Denis atendia e realizava procedimentos cirúrgicos em suas pacientes em seu próprio apartamento e em outros locais sem alvará nem estrutura adequada. No último dia 15, a bancária Lilian Calixto, de 46 anos, morreu após realizar um procedimento com ele. Além disso, o currículo do Dr. Bumbum cita curso não concluído e especializações não reconhecidas pela sociedade médica. Muito famoso nas redes sociais, com milhares de seguidores, o médico postava fotos de suas pacientes com resultados do tipo “antes e depois”.

Ética na dermatologia
Procedimento seguro

Bom, por que estou contando isso? Primeiro, um alerta para vocês. Pesquisem bem os procedimentos que pretendem realizar e também o médico que irá atendê-las. Estejam seguras e certas que o profissional é de confiança e não aceitem realizar nenhum procedimento em locais inadequados, sem alvará de funcionamento. Não se submetam a métodos arriscados por vaidade. Todo procedimento tem um nível de risco, que diminui muito quando feito por um profissional responsável e qualificado.

 

O que diz o Conselho de ética

Como citei acima, o médico em questão publicava fotos de “antes e depois” das pacientes, o que é proibido pelo Conselho Federal de Medicina. Muitos seguidores me pedem para postar fotos com resultados de procedimentos, de pacientes que fizeram algum tratamento. Além de ser uma invasão à privacidade das pessoas, se eu fizer isso, estarei infringindo as regras da publicidade médica, o que pode levar a uma suspensão do meu diploma. Em todas as minhas redes sociais as imagens que eu divulgo são meramente ilustrativas ou são de modelos que estão ali para a demonstração de algum procedimento.

Não abro mão da ética na minha vida pessoal, porque o faria na profissional? Tomem muito cuidado com resultados e procedimentos “milagrosos” divulgados aos montes na internet. Não existe milagre, o que existe é muita dedicação, estudo e cuidado. Os resultados dos tratamentos são diferentes em cada organismo, não temos uma fórmula mágica, o que funciona para um pode não funcionar para o outro, por isso é muito importante uma avaliação com profissional responsável e qualificado.

Meninas, se cuidem, certifiquem-se que o profissional que vai realizar qualquer procedimento em vocês seja certificado e competente. Não acreditem em promessas sensacionalistas divulgadas nas redes sociais. Não arrisquem a vida de vocês em nome da vaidade. Ficar bonita é bom sim, a gente ama se cuidar, mas façamos com responsabilidade e com atenção a esses detalhes que podem sim salvar vidas.

Beijos,

Dra. Cintia Cunha.

comments

Postagens Relacionados

;