Fatores que causam estrias na gravidez

Olá pessoal. Hoje vamos falar sobre fatores que causam estrias na gravidez. Venho reparando que muitas gravidinhas investem nos melhores cremes, usam diversos cosméticos, e as estrias insistem em aparecer mesmo assim. Em outros casos, a futura mamãe não se preocupa tanto, às vezes nem usa nenhum produto específico, e tchadaa… Ficam livres das danadas!

 

Afinal de contas, os hidratantes contra estrias na gravidez fazem realmente a diferença?

Fui pesquisar mais sobre o assunto e encontrei um estudo muito interessante, divulgado na revista científica Surgical & Cosmetic Dermatology. Eu gosto muito de acompanhar essas novidades e, claro, contar tudo pra vocês. Nesse estudo participaram mais de 300 grávidas durante os meses de gestação. Foram avaliados vários fatores, como peso da mãe e do bebê, idade, se fez uso de cremes, entre outros. Para simplificar os resultados, fiz esse infográfico para mostrar pra vocês:

 

Estrias na gravidez

Viram só que interessante? Percebemos que, afinal de contas, o uso ou não de cosméticos não é um fator determinante para o aparecimento de estrias na gravidez. Esse problema está muito mais relacionado à idade da mãe e ao ganho de peso durante a gestação. Após os 30 anos a chance de ter estrias durante a gestação é bem menor, porque a pele já está mais flácida e isso ajuda no crescimento da barriga.

 

O que fazer então?

Mas calma, não é porque os cremes não trazem os resultados esperados que devemos deixar de usar. Mesmo que não vá evitar o aparecimento das estrias, os hidratantes são fundamentais. Eles deixam nossa pele mais bonita e ajudam na elasticidade. Cremes a base de óleo de rosa mosqueta são ótimos, já que esse óleo tem efeito regenerador, é rico em ácidos graxos e vitamina A. E cremes hidratantes com manteiga de karité são bons porque alivia a sensação de ressecamento.

Já contra as estrias, o ideal é prevenir o aparecimento delas com alguns cuidados. Durante a gravidez é importante se atentar ao peso, evitando o ganho exagerado e rápido de gordura. Durante a gestação o recomendado é evitar ganhar mais de 15kg, fazendo exercícios e cuidando da alimentação.

 

Mas eu já tenho estrias, e agora?

Você fez de tudo, mas mesmo assim elas apareceram. Isso é muito comum gente, a nossa pele estica muito para acompanhar o crescimento do bebê e muitos fatores fogem do nosso controle. Nesse caso, o quanto antes você procurar um tratamento, melhor. Existem diferentes procedimentos, na minha clínica temos ótimos resultados com o Laser Erbium fracionado e a técnica do Microagulhamento. Mas as estrias também podem melhorar com carboxiterapia, peelings… O ideal é fazer uma avaliação com o dermatologista para indicar qual o melhor no seu caso ok?

Beijos,

Dra. Cintia Cunha

 

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE O TEMA:

https://www.youtube.com/watch?v=Sm28BpW5Eao

 

VEJA MAIS POSTS QUE VOCÊ PODE GOSTAR:

http://cintiacunha.com.br/blog/xo-estrias/

http://cintiacunha.com.br/blog/dicas-para-evitar-tratar-prevenir-estrias/

comments

Postagens Relacionados

;