Guia completo de como crescer o cabelo com luzes e mechas

Oi, meus amores. Tudo bem com vocês? Mulher adora mudar a cor dos cabelos, não é? Eu mesma mudei a cor do meu, que era pretinho, para o loiro e eu amoo hahaha. Se você também gosta de mudar o visual, fez mechas e balayages sabe o quanto é difícil manter o cabelo lindo, forte e beeeem comprido, né? Hoje eu convidei a dermatologista Dra. Carolina Mundim, que colabora comigo neste post, para compartilhar com vocês algumas dicas que a ajudaram muito a crescer o cabelo e a deixá-los mais saudáveis e nutridos.

Espero poder te ajudar e lembre-se que cada caso é um caso, então não existe um determinado protocolo. Um bom dermatologista vai tratar exatamente das suas particularidades! Nada substitui a avaliação profissional e individualizada.

crescer o cabelo

Oláaa, leitoras do Blog da Dra. Cintia Cunha. Eu sou a Dra. Carolina Mundim e vim compartilhar com vocês um pouquinho das minhas experiências pessoais e profissionais no tratamento dos cabelos, de um jeito bem casual, bate papo de amiga, ok? Então, vamos lá. Recebo muitas perguntinhas sobre como o meu cabelo cresce tanto. E é verdade, cresce muitoooo! Claro que com ajudinhas extras! Tenho o hábito de fazer luzes em média a cada quatro meses e sempre em pouca quantidade de fios porque as luzes abrem muito as cutículas dos fios e danificam a parte externa, mas não consigo ficar sem haha É claro que depois redobro os cuidados!

Para vocês conhecerem como ficam os fios depois de uma tintura vou compartilhar uma imagem e explicar mais a seguir.

crescer o cabelo

Meninas, reparem o quanto os fios ficam danificados (segunda imagem) após a química ou a descoloração. Estão vendo essas “escamas” todas abertinhas? Isso é a primeira camada do cabelo formada pela cutícula, que retém água e apresenta muita queratina. Ela é responsável por “proteger” as camadas internas do cabelo. Então o que devemos fazer? Restaurar a cutícula repondo com nutrientes e principalmente proteína.

COMO “RECONSTRUIR” OS FIOS

Cada fio tem três camadas: a medula, que funciona como uma espinha dorsal; o córtex onde fica a cor; e a cutícula, a parte externa, que parece uma escama e protege toda a extensão do fio. Quando usamos tintura é preciso abrir a cutícula do cabelo utilizando amônia presente em alguns produtos e, por isso, o cabelo fica tão ressecado e quebradiço. Uma boa dica para “reconstruir” os fios é uma boa hidratação.

Tipos de hidratação

Não tem jeito! Os produtos usados para tintura realmente danificam os fios que ficam porosos, com frizz e, às vezes, sem brilho e ressecados. Aplicações de cremes feitas uma vez por semana podem ajudar muito. No mercado, há ótimos produtos para hidratar os fios e também para recuperar a estrutura deles. Eu uso sempre e amo o SH-RD Protein Cream Leave-In, porque ele repõe aminoácidos e trata a cutícula. Tratamentos com vitaminas A e E, por exemplo, também ajudam a revitalizar a parte externa dos fios, devolvendo o equilíbrio hídrico e diminuindo as pontas duplas.

Óleo de Argan

Muita gente me pergunta sobre os benefícios do óleo de argan para os cabelos. Realmente funciona? Olha, esse óleo originário do Marrocos é conhecido por ser rico em vitamina E e ácidos graxos insaturados, que nutrem os fios e o couro cabeludo. Ele, de fato, ajuda a alinhar as cutículas abertas, mas sempre procure um profissional para orientar você. Quebra e queda de cabelo, por exemplo, são tratadas de formas diferentes e somente o médico pode te ajudar a obter bons resultados.

Óleo de coco

Gosto muito do óleo de coco também. Uso duas vezes por semana como pré-wash: aplico em toda extensão dos fios e deixo por duas horinhas mais ou menos. Depois lavo bem e, em seguida, uso uma máscara de restauração rica em vitaminas e aminoácidos, que desenvolvi junto a um laboratório no Rio de Janeiro.

COMO PROTEGER OS CABELOS

Tal como a pele, a radiação solar também acelera o processo de envelhecimento dos cabelos. Por isso é recomendado o uso de protetor solar específico para os cabelos e protetores térmicos para proteger do calor do secador ou da chapinha sempre que os expomos a esses danos. Para cabelos com química dê preferência aos com silicone para proteger o fio.

Alguns produtos foram criados com o intuito de “poupar” o fio, ou seja, lavar sem danificar, e ainda nutrir. Eu uso o Sensi Care da Dercos, linha dermatológica para os cuidados capilares da Vichy. Pergunte ao seu tricologista qual o melhor produto para o seu tipo de cabelo.

ASSISTA AO VÍDEO: COMO SECAR O CABELO COM SECADOR

TERAPIA CAPILAR: O QUE É E QUAIS OS BENEFÍCIOS

Existem já mitos estudos que comprovam que o LED ativa a mitocôndria intracelular e por isso acelera o crescimento dos fios… e quando associados a mesoterapia capilar o resultado pode ser ainda melhor!

A terapia capilar é feita uma vez ao mês para estimular o crescimento capilar, fortalecer os fios e prevenir a queda de cabelo. Durante a sessão o paciente passa por três etapas: primeiro é aplicado um gás para estimular a oxigenação, depois é feita aplicação de vitaminas e fatores de crescimento e por último finaliza com o laser de LED, que tem a função de engrossar e aumentar o volume dos fios. Pacientes calvos também podem realizar a terapia capilar desde que tenham indicação médica.

Cuide bem dos seus fios, use os produtos corretos e na medida certa. Tenho certeza que o resultado final valerá todo este cuidado. E se existe mágica? Existe terapia capilar, associado à reconstrução capilar e orientação médica.
Espero que tenham gostado.

Um beijo,

Dra. Carolina Mundim.

E aí, meus amores, gostaram das dicas da Dra. Carolina? Ela, assim como eu, é apaixonada em tratar cabelos. Temos desenvolvido ótimos protocolos para cuidar de cada caso e cada paciente. Mas lembrem-se toda queda de cabelo ou todo cabelo que não cresce merece ser investigado. Evitem automedicação e consultem sempre o dermatologista da confiança de você. As informações aqui não substituem uma consulta médica, heim!

Um beijo, vou ficando por aqui e se quiserem mais posts coloque pra mim nos comentários, vou amar escrever pra vocês!

VEJA MAIS POSTS QUE VOCÊ PODE GOSTAR:

_ Quais os tratamentos para queda de cabelo e calvície

_ Cortar o cabelo na lua crescente faz o cabelo crescer?

_ Pantogar pode inibir o envelhecimento dos cabelos; saiba mais e como usar

*Este conteúdo é estritamente informativo e não substitui consulta com médico dermatologista.

comments

Postagens Relacionados

;