Sete maiores mitos e verdades sobre a drenagem linfática

Ao contrário do que muita gente imagina, tenho que esclarecer que drenagem linfática não emagrece. Essa história de “massagem milagrosa” para perder peso é pura especulação, mas fique tranquila! Convidei a fisioterapeuta Daniela Quirino, especialista em drenagem facial e corporal, para comentar os sete maiores mitos e verdades sobre a drenagem linfática. Confira!

drenagem linfática

 

1 – Drenagem linfática emagrece
Mito.
Já que começamos com ele, vamos continuar. Mito. O que ocorre é uma sensação de emagrecimento devido a uma diminuição da retenção hídrica (inchaço).

2 – Beber água antes da drenagem potencializa os efeitos da massagem
Verdade.
Antes e depois da massagem, a água ajuda a melhorar a retenção de líquido e eliminar toxinas.

3 – A drenagem linfática, sozinha, elimina a celulite
Mito.
Ajuda, sim, na diminuição da celulite, mas é preciso associar outros tipos de tratamentos estéticos, dieta adequada e a prática de exercícios físicos, para solucionar o problema de vez.

4 – A drenagem linfática feita com aparelhos é melhor do que a manual
Mito.
Ambas têm bons resultados, pois ativam a circulação sanguínea. No entanto, nenhum aparelho é capaz de substituir a drenagem manual feita por profissional capacitado. Na manual, o profissional consegue sentir com mais precisão as regiões com mais nódulos, inchaço e, assim, trabalhar com mais precisão.

5 – A massagem pode deixar alguns hematomas
Mito.
Quando feita da maneira correta, a drenagem não ocasiona dor ou hematomas. Se doer, a pessoa está fazendo muita força e você pode ter uma lesão no sistema linfático.

6 – Após o procedimento você vai ao banheiro urinar
Nem sempre.
Muita gente associa uma drenagem bem-feita a vontade de ir ao banheiro, imediatamente, após o procedimento. O que não é verdade. Algumas pessoas sentem vontade de urinar durante ou no final da massagem. Mas isso não pode ser aplicada a todos.

7 – Grávidas não podem fazer drenagem
Mito.
Com aval do obstetra ou médico responsável, gestantes podem fazer para ativar o sistema linfático e venoso e, assim, reduz a retenção de líquido e diminui o inchaço.

Lembrando, gente, que a drenagem linfática me ajudou muuuuuuuuito nos últimos meses de gestação, quando as pernas ficam bem inchadas e recorro sempre que preciso reduzir o inchaço. E claro né, evitar comidas muito salgadas, embutidos e refrigerantes ajuda também.

Espero que vocês tenham gostado dessas super dicas da Dani, nossa fisioterapeuta, super competente aqui da Clínica Dra. Cintia Cunha. Quais outras dúvidas ficaram de fora dessa lista? Deixa nos comentários o que vocês gostariam de saber =)

Beijos,

Dra. Cintia Cunha

comments

Postagens Relacionados

;

Comentários não são permitidos.