Tech Neck: uso do celular pode aumentar “papada” e rugas no pescoço

Já reparou na quantidade de horas que você gasta por dia olhando para a tela do celular? Nos momentos de folga eu sempre tento desconectar para relaxar, mas sem perceber, às vezes, me pego respondendo e-mails e comentários, por horas. O lado bom é estar sempre pertinho de vocês, porém o ruim se chama “tech neck”, na tradução livre “pescoço tecnológico”. O que isso quer dizer? Significa que o uso excessivo de tabletes e smarthphones podem prejudicar a sua saúde, provocando aumento da “papada” e rugas no pescoço.

rugas no pescoço

Ainda não entendeu como isso é possível? Calma, posso explicar! A inclinação diária da cabeça para baixo pode acelerar os sinais de envelhecimento nessa área, que possui uma pele mais fina e delicada. O efeito pode ser sulcos como “colares cervicais”, papada e pequenas linhas, que com o passar do tempo vão se acentuando.

TRATAMENTO

Se você se identificou, mesmo que não tenha o hábito de passar horas no celular, mas tem vontade de tratar as rugas finas, diminuir a papada, uma saída é usar preenchimentos de Ácido Hialurônico ou um tratamento que estimule o colágeno e a hidratação profunda da pele como o Skinbooster, que nada mais é do que um ácido hialurônico em micro partículas injetado com função de hidratar e “desamassar” essa pele.

Além desses, você pode recorrer aos seguintes tratamentos:

1. Aplicações de ácido desoxicólico;

O ácido desoxicólico, comercialmente conhecido como Kybella, vem sendo usado para o tratamento da papada com bons resultados. É um produto injetável que age degradando a gordura da região, melhorando a definição do rosto. O produto Kybella deve ter seu registro da Anvisa liberado agora em 2018. Enquanto isso as clínicas tem usado um produto manipulado por farmácias que fabricam produtos estéreis e com resultados satisfatórios;

2. Fios de Sustentação;

O Sutura Sillhouette é o único fio de sustentação com cones totalmente absorvível. Isso significa ter o benefício exclusivo de regeneração de colágeno de forma gradual e natural sem cirurgia e com baixíssimo tempo de recuperação.

3. Radiofrequência;

A radiofrequência é um dos tratamentos mais indicados para evitar a flacidez, pois estimula a produção de colágeno e de elastina, dois componentes responsáveis pela firmeza da pele. Os resultados são progressivos e podem apresentar melhoras após dois meses da primeira aplicação, dependendo do paciente.

PREVENÇÃO

Gente, temos que confessar! Ficar muito tempo com o rosto abaixado é, na verdade, um vício de posição. O melhor conselho é buscar o equilíbrio. Tente estipular um certo “limite” de horas para o uso do celular e de outros aparelhos que forcem você abaixar a cabeça para o uso, e vá diminuindo gradativamente o tempo com esses aparelhos.

Outra maneira de prevenir problemas futuros nessa região do pescoço é corrigir a postura ao usar esses dispositivos. Mantenha a cabeça em postura alinhada.

Você também pode cuidar da pele do pescoço com uma boa hidratação em casa, sabonetes neutros e loções de limpeza. E claro, lembrem-se de aplicar protetor solar diariamente. À noite, após o banho, água termal e vitamina C podem ser excelentes.

Converse com seu dermatologista a indicação de produtos e tratamentos para cuidar de você. Espero que tenham gostado das dicas e atenção a postura quando for usar o celular. Anotado?

Beijos,

Dra. Cintia Cunha

comments

Postagens Relacionados

;