Niacinamida: o que é e para que serve a vitamina B3

Niacinamida: o que é e para que serve a vitamina B3

Glamour
Glamour
12 Março 2022
Niacinamida: o que é e para que serve a vitamina B3

Matéria publicada no site Glamour (Saiba mais)

 

Por Isabella Marinelli (@isabellamarinelli)

 

Ao mesmo tempo que surgem novas formulações e combinações, alguns ingredientes dos cosméticos dedicados à pele seguem como clássicos consagrados. Um membro deste grupo é, sem dúvidas, a niacinamida. Trata-se da forma ativa da vitamina B3, poderosa por somar uma série de funções importantes ao mesmo tempo que oferece alta tolerância e boa capacidade de sinergia. Ficou difícil? Calma, vamos esmiuçar!

 

Para que serve a niacinamida?

 

Niacinamida é uma vitamina que faz parte do complexo B. “Ela estimula a síntese de ceramidas, ácidos graxos, queratina e filagrina, retendo a água na pele e deixando-a hidratada”, explica a dermatologista Katleen Conceição.

Outra vantagem do ativo é a capacidade anti-inflamatória e seborreguladora. “Por isso, também é aliada no tratamento de acne", complementa a dermato Juliana Neiva.


Ainda entra na conta dela o potencial antiglicante, mecanismo que reduz os danos dos radicais livres nas nossas células, fazendo com que o processo de envelhecimento siga com maior lentidão.

 

Ah, sofre com marquinhas ou melasma? "O uso de niacinamida com neoglucosamina também inibe a produção do pigmento da mancha na nossa pele", afirma a dermatologista Cintia Cunha.

 

Niacinamida é ativo queridinho em razão da versatilidade e alta tolerância nos mais diversos tipos de pele — Foto: Getty Images

 

Por que ela se tornou um ingrediente queridinho?


Uma palavra-chave para ela: multifuncional. A B3 pode entrar em variadas composições, pensando num rótulo único, ou ainda ser combinada nas camadas do skincare.

 

Para peles oleosas, vai bem com os ácidos salicílico e glicólico. Em caso de peles equilibradas, forma uma dupla interessante com o ácido hialurônico e assume a função hidratante. Também é bem tolerada por peles sensíveis e pode, inclusive, integrar o tratamento para rosácea em razão das propriedades calmantes que aliviam a vermelhidão e a inflamação.

 

Outros pontos positivos? É menos abrasiva que grande parte das substâncias dedicadas ao controle da oleosidade e pode ser usada durante o dia, pois não é fotossensível.

 

Tem ponto negativo?


Sim! Estudos apontam que ela pode derrubar a eficácia da vitamina C, por isso, o ideal é usá-la à noite, caso o antioxidante faça parte da sua rotina diurna.

 

Onde comprar niacinamida?


Sérum Uniformizador, Sallve

Com textura sérum-gel, tem concentração do ativo a 5%. O produto promete reduzir a pigmentação em excesso, hidratar e acalmar a pele, além de estimular síntese natural de colágeno (olá, firmeza!).

 

Solução Niacinamida, Simple Organic

Segundo a marca, pode ser usada por todos os tipos de pele e ajuda do combate à oleosidade à uniformização do tom, além de atenuar manchinhas, melasmas e rosácea. É beeem leve e entra na categoria de clean beauty.

 

Sérum Facial de Retinol e Niacinamida Retinol, Océane

Neste frasco, é combinada ao retinol, um derivado de vitamina A conhecido pelo alto potencial renovador. Na fórmula, potencializa a hidratação e reforça a capacidade de anti-envelhecimento celular do sérum, de acordo com a Océane.

 

Creme 10% AHA ácido glicólico + niacinamida, Creamy

Combina o potencial de esfoliação química do ácido glicólico à ação seborreguladora da niacinamida e à hidratação do alfa-bisabolol. Traduzindo: renova e equilibra a pele sem ressecar. <3