Ventosaterapia funciona como drenagem facial e é tendência de skincare

Ventosaterapia funciona como drenagem facial e é tendência de skincare

Marie Claire
Marie Claire
18 Março 2022
Ventosaterapia funciona como drenagem facial e é tendência de skincare

Matéria publicada na Revista Marie Claire (Saiba mais)

 

Por BEATRIZ CRISTINA

 

A ventosaterapia é uma prática realizada com frequência para combater dores do corpo, especialmente de atletas, já que melhora a rigidez muscular e ajuda a eliminar contraturas. Agora, para além do bodycare, essa técnica tem sido utilizada no rosto com o objetivo de ampliar os benefícios do skincare.

 

No mesmo time dos gua-shas, rollers e massageadores, as ventosas faciais são usadas para aumentar a circulação sanguínea, reduzir inchaços, desintoxicar e dar contorno ao rosto. Durante a aplicação, os pequenos copos de plástico provocam pressão negativa na face, por conta do vácuo formado, e promovem a sucção na pele e nos tecidos superficiais.

 

Mesmo sendo uma prática milenar, tradicionalmente egípcia, a ventosaterapia facial tem ganhado destaque nas redes sociais. Usuários do TikTok, por exemplo, compartilham suas rotinas de skincare com ventosas nas hashtagas #facecupping e #facialcupping, que somam mais de 16 milhões de visualizações.

 

O facial cupping funciona?


“O método é válido e é possível obter resultados com a aplicação das ventosas, mas por outro lado é preciso tomar cuidado com o tempo de aplicação e também o óleo/creme que será utilizado”, conta Cintia Cunha, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 

Movimentos leves e lentos podem melhorar e ativar a circulação sanguínea local, potencializando a penetração de ativos e melhorando a drenagem linfática. “O movimento da ventosa deve ser suave, porque se pressionar o tubo de forma que a força de sucção seja muito intensa, pode acabar levando a uma flacidez ou descolamento de estruturas mais profundas da pele”, explica a dermatologista.

 

Qual é a melhor forma de aplicação?


O tubo de ventosa nunca deve ser puxado na direção contrária do rosto, pois pode descolar da profundidade. No caso, para este tipo de skincare é necessário ter paciência e aproveitar para utilizar o momento para relaxar.

 

Para complementar os cuidados, é possível fazer a utilização de ativos e cremes durante o procedimento. “Pode-se aplicar os ativos por toda a face depois da aplicação da ventosa, já que ela ajuda a ter uma absorção maior dos produtos”, diz Cintia.

 

Produtos à base de hidratantes, ácido hialurônico, matrixyl, raffermine e ácido glicólico em níveis menores de concentração, por exemplo, podem ser utilizados, orienta a dermatologista.

 

“O alerta vai para a utilização de outros ácidos, por serem produtos com potencial muito grande de irritação, então não é recomendado o uso deles imediatamente depois do uso da ventosaterapia facial”, finaliza Cintia.

 

Antes de tentar aplicar as ventosas, é importante procurar orientação, preferencialmente de profissionais da saúde. A aplicação feita de forma errada pode gerar machucados e inflamações na face, por conta da pressão. Também é possível realizar o procedimento em clínicas, diretamente com dermatologistas e esteticistas.

 

Kit de ventosas faciais e BBA, Simple Organic + Holistix

Kit de ventosas faciais e BBA, Simple Organic + Holistix (Foto: Divulgação)

 

Ventosa facial, Bioage

Ventosa facial, Bioage (Foto: Divulgação)

 

Kit de ventosas faciais, Exceart

Kit de ventosas faciais, Exceart (Foto: Divulgação)