Melasma

Tratamentos

O melasma é um aumento da melanina que confere um tom acastanhado (manchas) em regiões localizadas da pele, principalmente no rosto. A gravidez é o período mais comum de aparecimento das manchas e nesses casos pode ser chamado de cloasma gravídico. Depois que surgem as manchas, elas apresentam caráter crônico, com períodos de melhora e de recidiva.

Por que surge o melasma?

Apesar de ser mais comum em mulheres grávidas, ele pode aparecer em mulheres que nunca engravidaram e ainda em homens. 10% dos casos são registrados no sexo masculino.

A medicina ainda não sabe explicar porque uma pessoa desenvolve o melasma.

Sabe-se que o aparecimento das manchas tem alguma relação com a predisposição genética individual , e que essas manchas podem ser desencadeadas ou se agravar com gravidez, uso de anticoncepcionais, alterações de tireoide, e principalmente exposição solar. Mas há quem tenha o melasma mesmo sem ter qualquer uso de anticoncepcionais ou outros fatores mencionados. É ainda uma incógnita que precisa ser mais decifrada embora seja muito estuado no meio médico.

Quais são as maneira de prevenir o melasma?

A melhor forma de prevenção é utilizando filtro solar de alta proteção reaplicando a cada duas horas e evitando cosméticos e maquiagem sem recomendação médica pois, alguns produtos podem de certa forma atrair mais a luz solar piorando as manchas. Os filtros solares devem conter proteção contra radiação UVA e UVB. E vale à pena utilizar ”fotoprotetores sistêmicos”, substâncias ingeridas em cápsulas capazes de ajudar a proteger a pele da radiação solar. Entre as substâncias destaca-se o papel da Vitamina C, Vitamina E, Betacarotenos, Polipodium Leucotomus, Picnogenol entre outros. Essa proteção vale também para quem já tem o melasma!

Quais são os tratamento?

Os tratamentos para melasma variam desde o uso de cremes até procedimentos a laser. É importante no tratamento do melasma que haja consciência da necessidade de proteção solar diária de 3 e 3h, além de evitar o excesso de radiação sempre que possível.

Existem vários produtos com ação clareadora como hidroquinona, ácido kójico, ácido tranexâmico, tretinoína entre outros. Porém somente seu dermatologista pode escolher o produto adequado para a sua pele. Evite a auto medicação que pode ocasionar efeitos colaterais graves.

Os peelings médicos ainda têm seu espaço no tratamento do melasma. É importante entender que o paciente precisa ter uma disciplina de tratamento, e que os peelings precisam ser realizados pelo menos com uma média que pode variar a cada 14 a 16 dias e normalmente requer uma média de 6 a 10 sessões, de pessoa a pessoa, para se obter resultado mais global. O Light Peel tem se mostrado uma boa técnica para o tratamento mesmo em períodos quentes como o verão por ser seguro e pouco invasivo. Utiliza tratamento a base de peeling físico, peeling quimico e luz terapêutica! Além disso,o Dermamelan (veja aqui), peeling importado que inibe a pigmentação da pele também pode contribuir para o tratamento.

O Laser Q-switched, conhecido com Vektra, auxilia no tratamento quando o paciente já tentou outras técnicas. Nromalmente sem descamação, o laser age "quebrando" os pigmentos de melanina de forma que a própria pele acaba eliminando-os. 

Os tratamentos a laser ainda geram controvérsia. Há trabalhos que mostram o bom resultado no tratamento do melasma com aparelhos como laser  fracionado e também aparelhos de luz pulsada . Porém são tratamentos que devem ser muito bem conduzidos e discutidos com o médico para evitar piora das manchas. O Vektra e Spectra foi desenvolvido especificamente para o tratamento do melasma, e ainda sim necessita de acompanhamento médico.

O melasma não tem cura. Isso não significa que ele não irá melhorar. Com os tratamentos adequados é possível controlar as manchas. Em alguns casos pode sumir completamente, mas é importante o cuidado contínuo pois a mancha pode voltar com o tempo.

Cada pele é única e precisa de um cuidado especial. Discuta com seu médico as opções de tratamento para o seu caso, e tenha consciência de que o mais importante no tratamento é você e o seu cuidado diário.

Avalie junto a sua dermatologista o tratamento para cuidar de você. Mais informações pelo telefone 34 3236-0500.

Conheça um pouco mais

10/11/2016
Assista ao vídeo: dermamelan

X
04/03/2017
Assista ao vídeo: melasma no verão

X
08/03/2017
Assista ao vídeo: #AAD2017

X
16/09/2016
Assista ao vídeo: protetor para melasma

X
22/06/2017
Assista ao vídeo: dúvidas sobre melasma

X
25/08/2016
Assista ao vídeo: melasma na gravidez

X
10/12/2016
Assista ao vídeo: passo a passo do tratamento

X