O que é, para que serve a Psicologia

Tratamentos

O termo psicoterapia (do grego psykhê=mente, e therapeuein=curar) refere-se a um processo dialético entre o psicólogo (psicoterapeuta) e o cliente (paciente).

A psicoterapia é um espaço que pode ser construído ao longo de encontros entre o paciente e o psicoterapeuta com o objetivo de se compreender a dinâmica de funcionamento desse paciente por meio de seu próprio relato acerca dos diversos aspectos de sua vida.

Com a finalidade de dar apoio a psicoterapia pode oferecer ao paciente a oportunidade de rever as situações que o rodeiam com outro olhar, tendo uma noção mais clara e nítida de si mesmo e da realidade que o cerca,obtendo mais confiança em sua caminhada. Com o fortalecimento do vinculo paciente-terapeuta, pode-se obter uma construção conjunta de saberes e com os novos conhecimentos produzidos, o paciente pode desenvolver novos modos de estar na vida e nas relações, superando desafios, vencendo dificuldades e estabelecendo processos de melhora.

Pode ser um recurso para lidar com as dificuldades da existência, em todas as formas que o sofrimento humano possa assumir, como:

  • Violência domestica, psicológica, conflitos interpessoais, conjugais ou familiares;
  • Dificuldades nas mudanças de fase (puberdade, adolescência, vida adulta, menopausa, envelhecimento);
  • Transtornos do pânico, depressão, fobias, ansiedade;
  • Crises existenciais, estados de sofrimento, estresse pós-traumático;
  • Abuso sexual, estupro;
  • Luto, perdas;

A psicoterapia pode funcionar como a medicina da alma e cada um aprende que pode ser artista de sua própria vida. É uma questão de escolha. Escolha ser feliz!

Mais informações pelo telefone 34 3236-0500