Como lavar pincel e esponja de maquiagem? Confira o passo a passo

Como lavar pincel e esponja de maquiagem? Confira o passo a passo

Dra. Cintia Cunha
Dra. Cintia Cunha
Dicas de Saúde e Beleza
11 Outubro 2024
Como lavar pincel e esponja de maquiagem? Confira o passo a passo

Entre os cuidados com a pele, está a limpeza dos aplicadores de maquiagem, como pincéis e esponjas, que caso negligenciada, pode gerar reações dermatológicas e resultados insatisfatórios na make. 

 

Entenda tudo nesse conteúdo e aproveite o tutorial completo de limpeza desses materiais. 

 

Por que lavar aplicadores de maquiagem? 

 

Ter uma rotina regular de limpeza dos aplicadores de maquiagem, como pincéis e esponjas, é fundamental para: 

 

  • Prevenção de infecções, inflamações ou reações alérgicas, como acne, foliculite, piodermites e herpes, devido aos resíduos de maquiagem, óleos da pele e células mortas que se acumulam nos aplicadores de maquiagem, criando um ambiente propício para o crescimento de microrganismos, como bactérias e fungos, que podem entupir os poros; 
  • Redução da contaminação cruzada, no caso de usar o mesmo aplicador para diferentes produtos, sem o limpar, o que pode transferir microrganismos e resíduos de uma área do rosto para outra, aumentando o risco de infecções; 
  • Melhoria na eficácia dos produtos, já que pincéis e esponjas carregados de resíduos não conseguem distribuir a maquiagem de forma adequada, resultando em um acabamento manchado, pesado ou desigual; 
  • Durabilidade dos aplicadores, devido aos resíduos acumulados endurecerem as cerdas dos pincéis e degradar a estrutura das esponjas, diminuindo a vida útil desses acessórios. 

 

Qual a frequência ideal para lavar pincéis e esponjas de maquiagem? 

 

A frequência ideal de limpeza de pincéis e esponjas pode variar conforme o tipo de produto utilizado, a frequência de uso e o tipo de sua pele. De modo geral, a recomendação é: 

 

Semanalmente: pincéis para produtos líquidos ou cremosos, ou para a área dos olhos. 

 

Com o acúmulo de produto nos pincéis, cria-se um ambiente propício para o crescimento de bactérias e fungos, facilitando irritações. 

 

A cada duas semanas: pincéis para produtos em pó. 

 

Embora a quantidade seja menor do que com líquidos, ainda há o risco de acúmulo de sujeira, oleosidade da pele e células mortas.  

 

Após cada uso: esponjas de maquiagem e pincéis de lábios. 

 

Nas esponjas, há maior absorção dos produtos, umidade e oleosidade, tornando-as mais suscetíveis ao crescimento de bactérias.  

 

Nos pincéis de lábios, como entram em contato direto com os lábios, podem facilmente transferir bactérias e vírus. 

 

Em todo caso, é hora de lavá-los ao notar que há um cheiro desagradável, sua pele está mais sensível ou com mais acne, a maquiagem difícil de ser espalhada, ou cerdas dos pincéis estão duras e com muito produto acumulado. 

 

Como lavar pincel de maquiagem? 

 

Siga o tutorial abaixo para limpeza de um pincel de maquiagem: 

 

Passo 1: prepare a solução de limpeza 

Em um recipiente limpo, coloque água morna e uma pequena quantidade de shampoo ou sabão líquido neutro (uma parte de shampoo para cinco partes de água). 

 

Passo 2: mergulhe as cerdas do pincel na solução 

Coloque a ponta das cerdas do pincel na solução de limpeza, tomando cuidado para não molhar a parte metálica do cabo, pois a cola pode se soltar. Não deixe o pincel de molho, pois pode causar a soltura das cerdas e permitir que bactérias e fungos se proliferem. 

 

Passo 3: esfregue as cerdas do pincel 

Com movimentos circulares, esfregue suavemente as cerdas em um tapete de silicone para limpeza de pincéis ou contra a palma da mão. 

 

Passo 4: enxágue as cerdas do pincel 

Coloque a ponta das cerdas do pincel sob água morna e enxágue cuidadosamente, permitindo que a água corra pelas cerdas para remover toda a solução de limpeza e os resíduos de maquiagem.  

Nessa etapa, se as cerdas ainda estiverem sujas, repita o processo de aplicação da solução e enxágue até que a água saia limpa. 

 

Passo 5: deixe o pincel secar 

Após o enxágue, pressione delicadamente as cerdas dos pincéis entre seus dedos ou em uma toalha limpa para remover o excesso de água e, em seguida, posicione os pincéis na horizontal, com as cerdas para baixo, em um local limpo e seco para secar completamente. Evite deixar os pincéis secando em pé, pois a água pode entrar no cabo e danificar as cerdas. 

 

Como secar pincel de maquiagem? 

 

Para garantir que o pincel de maquiagem seque corretamente após a limpeza, mantendo a forma das cerdas, coloque-o em um local bem ventilado, deitado sobre uma toalha limpa ou um pano absorvente, até que seque completamente. 

 

Evite a luz solar direta, pois o calor pode danificar as cerdas e a cola que mantém as cerdas unidas. 

 

Dessa forma, você aumentará a durabilidade do pincel, já que ele não possui data de validade e sua troca depende de fatores como uso, limpeza e qualidade do material. 

 

Como lavar esponja de maquiagem? 

 

Siga o tutorial abaixo para limpeza de uma esponja de maquiagem: 

 

Passo 1: molhe a esponja 

Mergulhe a esponja em água morna até que esteja completamente encharcada. 

 

Passo 2: aplique o sabonete líquido na esponja 

Coloque uma pequena quantidade de sabonete líquido neutro ou shampoo infantil na esponja e esfregue suavemente com os dedos. Você pode também usar a palma da mão para pressionar a esponja e ajudar a soltar a maquiagem. 

 

Passo 3: enxágue a esponja 

Sob água morna corrente, enxágue a esponja pressionando-a suavemente para remover todos os resíduos de sabão e maquiagem, até que a água saia limpa e sem cor. 

Nessa etapa, se a água ainda estiver saindo suja, repita o processo até que a água saia limpa. 

 

Passo 4: deixe a esponja secar 

Após o enxágue, pressione delicadamente a esponja entre suas mãos ou em uma toalha limpa para remover o excesso de água e, em seguida, deixe a esponja secar ao ar livre, em um local arejado, sob uma toalha ou um suporte para esponjas, garantindo que o ar circule em torno dela. 

 

Como secar esponja de maquiagem? 

 

Para evitar o crescimento de fungos e bactérias, siga o processo de passo 4 acima, e evite que a esponja seque sob a luz solar direta e, até que esteja 100% seca, não seja guardada. 

 

Com esses cuidados, embora as esponjas usadas diariamente ou com frequência precisem ser lavadas após cada uso, com substituição a cada três meses, os sinais de desgaste do material demoram mais a aparecer. 

 

Gostou dessas dicas? 

 

Fonte: Ollie

 

Gostou dessas dicas? Converse com uma de nossas especialistas e comece a cuidar da sua pele hoje mesmo!

Outros posts