Empreendorismo na Medicina

Empreendedorismo na Medicina

Dra. Cintia Cunha
Dra. Cintia Cunha
Empreendedorismo
24 Outubro 2023
Empreendedorismo na Medicina

O empreendedorismo na medicina é uma possibilidade que o profissional tem de expandir sua atuação em favor do público. Além do atendimento tradicional, o médico pode oferecer soluções e recursos inovadores para seus pacientes.
 

Porque empreender na área médica?

 

Muita gente não sabe, mas o empreendedorismo na medicina possui inúmeros porquês. Além de permitir novidades para a atuação do profissional, ele também beneficia a toda a sociedade.

 

Isso porque é a partir do empreendedorismo na medicina que o profissional de saúde pode propor inovações para o público. Desde a forma do atendimento até tratamentos alternativos e inovações farmacêuticas. 

 

Com uma visão empreendedora, o médico, que é responsável pela sua carreira, pode torná-la mais sustentável. Ao empreender, o profissional precisará tomar decisões baseadas em dados e informações. 

 

Por outro lado, gestores de clínicas, consultórios e hospitais também devem buscar a profissionalização de seus negócios. Além do aumento da lucratividade, a gestão está sempre em busca de um melhor atendimento à toda a sociedade.

 

Neste sentido, o empreendedorismo na medicina pode fazer toda a diferença. Visão de futuro e negócios, finanças, atendimento, redução de custos e automação estão sempre em pauta.

 

Além disso, por meio do empreendedorismo na medicina é possível entrar em contato com as pessoas antes mesmo da primeira consulta. Com o uso da internet e das redes sociais, por exemplo, o médico pode conversar com as pessoas. E este contato pode trazer explicações, informações e sugestões acerca dos cuidados e da manutenção da saúde.

 

O médico empreendedor tem a possibilidade de se destacar da concorrência, angariando mais adeptos. Quanto maior o público que ele alcançar, maiores serão as possibilidades de obter novos clientes e pacientes.

 

A medicina é uma área de grande concorrência, e nem sempre oferecer o preço mais baixo é a melhor solução. Ao contrário, muita gente pode preferir pagar mais caro por um atendimento em que ela confie mais.

 

A personalização e a customização também podem ser parceiras do médico empreendedor. E isso é válido tanto em relação ao atendimento, quanto ao espaço físico da clínica, e aos equipamentos, tratamentos e procedimentos.

 

Porém, não basta querer ser um empreendedor. Antes, é necessário compreender que para empreender na medicina o indivíduo necessita conhecer a metodologia e os processos. 

 

Qual o perfil do empreendedor da área de saúde?

 

O empreendedorismo na medicina é mais que uma forma de atuação profissional. O perfil do médico que empreende aponta sempre para o crescimento e desenvolvimento do negócio. 

 

Entretanto, este profissional não visa apenas crescimento econômico e lucratividade da sua clínica ou consultório. Ao contrário, a parte mais importante da sua atividade é oferecer soluções inovadoras ao público.

 

Assim como outros clientes, o paciente é colocado no centro dos esforços do médico que empreende. E isso ocorre muitas vezes antes mesmo de alguém se tornar seu paciente, mas por meio de interações com a sociedade.

A comunicação é um dos pontos-chave para o empreendedorismo na medicina ser efetivo. O médico deve possuir uma boa e clara comunicação, a fim de transmitir informação e conhecimento à sociedade.

 

E para isso, ele pode fazer uso da internet, por meio de sites, blogs e vídeos, e também das redes sociais. A publicação de conteúdos auxilia as pessoas na busca do autocuidado e da autogestão da saúde. Assim, diante da concorrência, um profissional que se esforça para estar sempre presente, será lembrado quando o indivíduo necessitar de serviços médicos.

 

Neste sentido, é possível dizer que o médico empreendedor busca muito mais do que apenas o lucro e aumentar a carteira de clientes. Antes, ele tem o propósito de levar mais qualidade de vida para as pessoas. 

 

Além disso, o empreendedor exerce a liderança participativa entre todos os seus companheiros de equipe. Além de fortalecer o vínculo entre todos, ele ressalta a importância do papel de cada um no sucesso da equipe

 

O médico empreendedor incentiva o crescimento do time, como outros médicos, enfermeiros e atendentes, por exemplo. Com o foco no paciente, seu objetivo é sempre trabalhar para prestar o melhor serviço à população.

 

Fonte: Mediflix

 

Se deseja se especializar na área do empreendedorismo na medicina, ou na sua área de atuação, conheça meus cursos, e fique ligado (a) em meu portal para mais dicas e informações!

Outros posts