Linhaça: boa para o intestino, mas é boa para o rosto?


Alguns especialistas em pele não estão convencidos e alertam que a eficácia e os benefícios de longo prazo de muitas rotinas naturais de skincare são pouco comprovados.
“A linhaça é um ótimo alimento digestivo, rico em fibras. As pessoas pensam: ‘se é bom para comer, deve ser bom para a pele’. Mas há pouca evidência científica de que linhaça, gordura bovina ou qualquer um desses ingredientes sejam grandes hidratantes,” diz Muneeb Shah, dermatologista certificado nos EUA.
Shah se incomoda com o uso excessivo do termo “Botox” para descrever tendências de beleza. “A cada poucos meses, surge uma nova moda alegando que algo é como Botox, mas geralmente não há comprovação. O Botox é um produto bem estudado, e acho que as pessoas gostam de usá-lo como referência.”
Dija Ayodele, esteticista britânica e fundadora da West Room Aesthetics, alerta que existem riscos ocultos nos remédios naturais DIY. As frutas contêm diferentes níveis de ácidos que podem causar queimaduras químicas, dependendo da sensibilidade da pele. “Se você usa limão para clarear manchas escuras e não aplica protetor solar, pode acabar sofrendo com fotossensibilidade.”
A criadora de conteúdo Grace May, de Los Angeles, chegou a uma conclusão semelhante. Em busca de uma pele mais limpa, ela experimentou máscaras faciais com sebo bovino, mas não obteve os resultados esperados. “Eu não sou muito fã de skincare caseiro, mas tive acne recentemente e queria testar algo popular.” No entanto, ela parou de usar o sebo depois que sua pele começou a ter mais espinhas.
Shah explicou que óleos com altos níveis de ácido oleico, como o sebo bovino, podem aumentar as chances de irritação na pele.
Ainda assim, May não ficou tão decepcionada com o teste. “Eu já sabia que poderia não funcionar porque minha acne é hormonal, que é diferente da acne comum.” Agora, seu foco é a saúde intestinal: “Estou comendo de forma mais limpa e usando produtos mais suaves no rosto.”
Fonte: CNN
Gostou desse conteúdo? Acesse nosso portal ou nossas redes sociais e fique por dentro