Marketing na área da saúde: como se planejar e principais estratégias

Marketing na área da saúde: como se planejar e principais estratégias

Dra. Cintia Cunha
Dra. Cintia Cunha
Empreendedorismo
18 Março 2024
Marketing na área da saúde: como se planejar e principais estratégias

Gestores de clínicas e consultórios médicos precisam pensar seu negócio como um outro qualquer. Por exemplo, é muito importante o planejamento de estratégias para atrair novos pacientes, assim como para divulgar o seu empreendimento. 

 

E é exatamente isso que o marketing na área da saúde vai oferecer. Para isso, é importante que se crie estratégias de marketing muito assertivas, de modo que se mantenha a credibilidade e responsabilidade que é característica no setor da saúde. 

 

Primeiros Passos

 

Persona

O seu primeiro passo deve ser a definição da sua persona. Toda a estratégia de marketing digital da sua clínica ou consultório deverá girar em torno dessa figura. A ideia é entender com quem você lida no dia a dia, descobrir qual é a melhor forma de se comunicar com ela. Após essa definição, será possível criar conteúdos muito mais assertivos e específicos.

 

Canais

Outro ponto importante é a definição dos canais que você vai atuar. Essa decisão vai muito de encontro com a sua persona também. Afinal, sua clínica deve estar inserida em canais em que será capaz de dialogar de forma eficiente com seus potenciais pacientes. 

 

São inúmeras as possibilidades, temos as redes sociais como o principal delas, mas também há outros meios como o e-mail marketing, a mídia online paga, dentre outros. 

 

Estratégias de marketing na área da saúde 

Depois de planejar sua estratégia de marketing na área da saúde chegou a hora de colocar a mão na massa. Fizemos uma lista com algumas das principais ações que podem ser propostas para atrair novos pacientes. Confira! 

 

Presença nas redes sociais

Uma das melhores formas de se comunicar com o público atualmente é através das redes sociais. Estar presente em redes como Facebook e Instagram, por exemplo, é uma forma de se comunicar diretamente com o seu público. 

 

Afinal, quem não tem uma conta em algumas dessas redes hoje em dia, não é mesmo? Logo, sua clínica precisa se adequar à nova forma de consumir conteúdo do público atual, aos seus novos hábitos. 

 

Marketing de conteúdo 

Uma das práticas que mais vem dando certo dentro do marketing na área da saúde é o Marketing de Conteúdo. A estratégia consiste na criação de conteúdos de valor que vão atender às dúvidas e dores dos consumidores. 

 

Estratégias de SEO

Na hora de produzir os conteúdos, fique atento às estratégias de SEO para melhorar seu ranqueamento no Google. Ou seja, para estar entre os primeiros colocados da página no momento em que o público realizar a pesquisa sobre o assunto. 

 

E-mail marketing 

O e-mail marketing é uma das estratégias de marketing na área da saúde mais utilizadas. Principalmente quando o objetivo é relacionamento. Afinal, este é um canal extremamente pessoal, logo, ele é muito indicado para a fidelização de pacientes.

 

Fonte: Mais Laudo

 

Gostou de conhecer mais sobre esse tema? Quer conseguir utilizar o marketing para o crescimento da sua clínica? Conheça o Curso: Marketing Desomplicado ou entre em contato pelo Whatsapp

Outros posts