O que é Necessário para ser uma Empreendedora de Sucesso na Estética?

O que é Necessário para ser uma Empreendedora de Sucesso na Estética?

Dra. Cintia Cunha
Dra. Cintia Cunha
Empreendedorismo
09 Novembro 2023
O que é Necessário para ser uma Empreendedora de Sucesso na Estética?

Manter a pele bem cuidada e uma boa apresentação visual se tornou algo imprescindível, tanto para o mercado de trabalho, quanto para a vida pessoal, mexendo com a autoestima das pessoas que necessitam se sentir mais bonitas para as mais variadas situações do seu dia a dia.

 

Por muito tempo os cuidados com a estética eram associados apenas ás mulheres.

 

Porém, atualmente os homens ocupam boa parcela do consumo de produtos e procedimentos estéticos. A beleza e os cuidados pessoais contribuem para uma carreira bem sucedida e uma vida mais saudável e feliz.

 

A área da estética é uma das que mais cresceram nos últimos anos, movimentando bilhões, somente no Brasil e não é à toa que devido a isso cada vez mais pessoas desejam ingressar no setor da estética para trabalhar.

 

Porém, para se ter sucesso na estética, não é apenas abrir o negócio e pensar que vai chover clientes, é preciso preparo e encarar o mercado como um negócio, que além de profissionais excelentes tecnicamente, precisa também de uma administração eficiente, estratégia e marketing para atrair clientes para sua clínica.

 

Dica 1: Mostre o seu Trabalho na Estética e não tenha Medo de se Promover


No início é preciso que as pessoas conheçam o seu trabalho e a melhor forma de apresentá-lo é fazendo um portfólio dos clientes, mostrando o antes e o depois, por exemplo. É preciso também fazer um bom uso das mídias sociais e gerar conteúdo para atrair a atenção dos potenciais clientes, que poderá confiar em você num primeiro momento, dependo da sua postura e colocação.

 

O conteúdo gerado também é importante para educar o público e ensina-lo sobre o que realmente é a estética, abolindo alguns mitos criados. Quanto mais qualidade e conhecimento sobre estética você mostrar na geração de conteúdo, maiores são as probabilidades de atrair mais clientes.

 

Dica 2: Preste um Excelente Atendimento para seus Clientes de Estética


Uma das principais formas de conquistar clientes e fidelizar os mesmos é oferecendo um atendimento com excelência. O seu cliente deve confiar no seu trabalho e se sentir à vontade com seu tratamento e para isso é preciso conhecer o seu cliente. Cada cliente é único, e não adianta querer tratar todos iguais. O que é bom para um, pode não ser bom para o outro.

O atendimento com excelência não é ser falso ou forçar uma simpatia, pelo contrário.

 

Lembre-se que sem o cliente você não tem trabalho e o seu objetivo é atender as expectativas dele. Se você escolheu trabalhar com estética é de se imaginar que goste de pessoas, não é mesmo? Então dê o seu melhor.


O cliente que é bem tratado irá te ajudar com o marketing boca a boca, que é a melhor forma de divulgar o seu trabalho na estética e contribuir para que você conquiste mais clientes na sua clínica, além de fidelizar a clientela atual, reduzindo as possibilidades dos clientes te trocar pelo seu concorrente.

 

Dica 3: Comece pequeno, mas pense grande


Todo negócio requer um investimento, porém você não deve investir todos os seus recursos para se tornar uma empreendedora logo de cara. Como sonhar não custa nada, você pode idealizar o que você sempre desejou, mas trace pequenas metas para serem cumpridas á pequeno, médio e longo prazo. Um dos principais erros que vejo é pessoas que investem tudo o que tem e depois não conseguem atrair clientes para sua estética, e ficam desesperados e depois precisam vender os seus equipamentos de estética.


O ideal é você começar pequeno e ir crescendo conforme os resultados obtidos, conforme cresce seu número de clientes e lota sua agenda. A expansão deve ser gradativa e isso requer cautela, por isso não vá com muita sede ao pote para você não se frustrar.

 

Você precisa guardar recursos para as despesas fixas de um comércio, que vai desde as contas de consumo até as compras de materiais. Mas lembre-se, começar pequeno não quer dizer que você tenha que se acomodar. Comece pequeno mas pense grande.


Se o seu sonho é se firmar cada vez mais no ramo da estética, conquiste o seu espaço e saiba que isso leva tempo.

 

Dica 4: Invista no Marketing da sua Estética e no seu Marketing Pessoal


Já falamos acima sobre a divulgação boca a boca que é um marketing que dá bastante retorno, porém atualmente vivemos em um mundo globalizado, onde as mídias sociais se tornaram grandes veículos de comunicação.

Por mais que seja bom o boca a boca e barato, você quer depender só dele para sobreviver? Ao cometer esse erro, muitos profissionais se desesperam em época de sazonalidade. Por isso eu indico que invista em todas as frentes que puder para ter a garantia de ter muitos clientes, mesmo em tempos de crise ou queda repentina na demanda da sua clínica de estética.


Utilizar as mídias sociais para divulgar os seus serviços de estética é uma excelente oportunidade não só para quem está começando, mas também para todos profissionais que desejam ter sucesso e para quem deseja se firmar em qualquer área de atuação.


Pela internet você consegue filtrar o seu negócio, podendo criar ações de marketing que atinjam diretamente o seu público alvo. As propagandas nas mídias sociais podem atrair pessoas nas proximidades da sua clínica que ainda não tiveram oportunidade de conhecer o seu trabalho.

 

Dica 5: Invista no seu Espaço de Estética


Claro que a divulgação é importante para conquistar clientes, porém a fidelização dos clientes é o mais interessante. Portanto, se você vai trabalhar na área da estética a higiene, a identidade visual, o zelo com os detalhes se tornam essencial.


O seu espaço é o seu cartão de visita para o cliente, e a primeira impressão é a que fica. Por isso o visual conta muito da profissional que você é.


Luxo não quer dizer alguma coisa, mas sim outros aspectos, como se o espaço é limpo, se os seus produtos atendem os padrões de higiene e se o local é confortável e aconchegante, por exemplo.

São coisas simples, mas que fazem toda a diferença. Nada de paredes descascando, tampas de privadas soltas, quadros tortos, fios a mostra etc. Cuide do seu ambiente de trabalho.

 

Dica 6: Promoções na Estética


As ações promocionais funcionam bastante para quem deseja conquistar o seu espaço. Lembra quando falamos acima da importância da divulgação boca a boca dos seus clientes? Pois bem, agora você irá apresentar outras vantagens para que os seus clientes indiquem novos clientes para você.


Mas lembre-se, promoção é o ato de promover algo e não necessariamente de baixar o preço. Baixar o preço é uma das formas de se promover seu produto ou serviço, mas para isso é preciso de estratégia.


Ofereça promoções, onde as pessoas sempre consideram o desconto como primordial, principalmente quando ainda não conhecem o seu trabalho u um tratamento em especifico, mas sem exageros.


Para promover seus serviços você pode criar programas de fidelização, onde a cada 10 procedimentos, o próximo é gratuito, por exemplo


Ações promocionais fazem toda a diferença, até mesmo porque você precisa mostrar um diferencial para os seus clientes, oferecendo algo que a concorrência não tem. Lembre-se que a divulgação é a alma do negócio.

 

Dica 7: Invista na Sua Formação


Estética é uma área complexa e que exige muito conhecimento. Se você não tem ainda uma formação na área, corra e faça uma. É importante ter uma formação no mínimo técnica e hoje inclusive é lei, após a aprovação da regulamentação. Lidar com a saúde, o bem estar e a beleza do outro é algo de extrema responsabilidade. Sendo assim busque uma atualização constante, porque mesmo com sua formação concluída, ela não irá ser o suficiente.

Aliás, em nenhuma área do conhecimento, a formação é suficiente. Um médico precisa se atualizar constantemente, um advogado, um engenheiro e qualquer outra profissão, é necessário um estudo continuado.


Mas lembre-se, quem vai patrocinar seus estudos são seus clientes, afinal sem clientes, sem trabalho, sem motivos para ser cada dia melhor. E para ter clientes você precisa investir em marketing e vendas.

 

Dica 8: Ame a sua Profissão de Esteticista


Paixão pelo que faz é o segredo do sucesso. Quando você gosta do que faz as pessoas percebem, pois você possui brilho nos olhos. Você fica bem disposta e com energia para fazer o melhor.


Somente com amor você conseguirá atingir aos mais altos níveis de desempenho e conquistar o tão esperado sucesso profissional na estética.


Se você ama a estética, ótimo. Siga em frente. Se não ama, busque aquilo que faz sentido para sua vida e seja feliz.

 

Dica 9: Invista no Conhecimento do Mercado onde vai Atuar


Como qualquer negócio, empreender requer ousadia, disposição e força de vontade. É preciso ter o entendimento de que a concorrência existe e ela deve ser saudável. Outras empreendedoras já estão consolidadas no mercado e não será do dia para noite que o sucesso irá acontecer.


Existem questões que devem ser avaliadas, como o local escolhido para abrir a sua estética. Procure um local que esteja carente desse tipo de serviços ou locais que tenham bastante fluxo de pessoas.


Também é importante não se esquecer de questões legais, como o alvará de funcionamento para a clínica e os licenciamentos necessários de um estabelecimento comercial.


Conheça bem o mercado onde você irá atuar. Conheça seus concorrentes e saiba seus pontos fortes e fracos. Conheça também seus clientes.


Procure fazer boas parcerias com fornecedores, acompanhe as tendências e técnicas atuais do mercado de estética e não se acomode nunca.

 

Saiba que para o sucesso de uma empresa é preciso saber se reinventar e persistir.

 

Dica 10: Vá em frente! E confie na sua Capacidade de Vencer


Não tenha medo de iniciar o seu negócio, você só vai saber se vai dar certo se você arriscar. Portanto, se você realmente se identifica com o ramo da estética, possui espírito empreendedor, gosta de lidar com atendimento ao público, vá em frente!

 

Fonte: Escola Seac

 

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