Quais os novos tratamentos para o melasma?

Quais os novos tratamentos para o melasma?

Dra. Cintia Cunha
Dra. Cintia Cunha
Procedimentos e Tratamentos
18 Março 2025
Quais os novos tratamentos para o melasma?

O principal tratamento para o melasma ainda começa com o uso do protetor solar. Sem ele, qualquer outra iniciativa será em vão. E, nesse caso, não é qualquer fotoprotetor, ressaltou Denise:

O filtro solar para tratar melasma precisa atender determinadas características. Precisa ser de amplo espectro, proteger de UVA e de UVB e da luz visível. Por isso, é necessário ter cor, de preferência com óxido de ferro, porque hoje somente ela consegue oferecer uma proteção da luz visível, que é a que mais provoca a mancha.

No geral, há quatro principais pilares para resultados efetivos na redução das manchas na pele. Além da fotoproteção, é utilizada uma combinação de tratamentos tópicos com clareadores; agentes orais e os procedimentos, em especial os lasers.

 

 

Clareadores

 

Em relação aos clareadores, há diferentes modelos que funcionarão melhor para cada pele, e devem ser indicados adequadamente pelo dermatologista. No campo das terapias orais, Denise contou duas opções que têm surgido mais recentemente para auxiliar o tratamento: a melatonina e o ácido tranexâmico:

A melatonina tem uma relação importante porque sabemos que o estresse oxidativo é aumentado no melasma, e que a melatonina, que é um poderoso antioxidante, está reduzida. E o ácido tranexâmico tem sido estudado muito. Fizemos um trabalho na Universidade de Mogi das Cruzes comparando a administração oral do ácido com um grupo placebo e a melhora foi muito maior. Ele age em várias etapas do melasma, na inflamação, no hormônio melanócito estimulante, diminui fatores de crescimento e melhora a produção de colágeno.

 

Fonte: O Globo

Acesse nosso perfil nas redes sociais e fique por dentro!

Outros posts
Siga meu instagram