Veja algumas dicas de aproximação dos clientes para serviços de saúde
A expectativa de vida da população brasileira cresce a cada ano e, com isso, também aumenta a preocupação em manter uma qualidade de vida com hábitos saudáveis e cuidados diários com a saúde e bem-estar, como alimentação balanceada, prática de exercícios físicos e controle do estresse.
Diante desse cenário, as oportunidades para empreendedores também tendem a aumentar, uma vez que a demanda por atendimentos personalizados e inovadores cresce de forma acelerada.
Escolha uma atividade com a qual você se identifique
Aproveitando a mudança de comportamentos e hábitos, iniciar um pequeno empreendimento no mercado de saúde, estética e bem-estar tornou-se atrativo e promissor.
Considere qual é o perfil de atividade com o qual você mais se identifica. Tem interesse por estética? Quer cuidar de idosos? Prefere trabalhar com crianças? Ou meia-idade? Pense em atividades que você se propõe a dedicar-se e investir.
É sempre importante que, antes de abrir um negócio, três perguntas básicas sejam respondidas para embasar as suas decisões na hora da escolha do negócio.
1 - O que eu amo fazer?
2 - Se é o que eu amo, eu faço bem?
3 - Isso resolve o problema de alguém?
No Brasil, existem mais de 200 atividades econômicas relacionadas ao universo da saúde e bem-estar. São negócios que podem ir desde grandes hospitais, clínicas de estéticas a serviços de cuidados a idosos e enfermos, que podem ser enquadrados na figura do Microempreendedor Individual (MEI).
Mesmo com o dom e a boa ideia em mente, sempre há a necessidade de um bom planejamento e da elaboração do plano de negócios. O objetivo aqui é oferecer uma visão estratégica de negócios que estão e continuarão em alta.
Acompanhe as novidades do mercado
Com preços mais acessíveis, as clínicas da saúde populares tornaram-se uma grande oportunidade de investimento, uma vez que a procura por outras alternativas que não sejam as tradicionais pode solucionar problemas de acordo com o poder aquisitivo da população.
Por serem empresas voltadas à prestação de serviços de atividades relacionadas à consultas e exames laboratoriais, elas podem variar, como odontologia, medicina, fisioterapia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, exames etc. ou uma integração entre elas.
Há no mercado diversos aplicativos gratuitos que ajudam a captar clientes, e também oferecem desde opções de marcação de consultas diretamente com o paciente até um programa que organiza todo o sistema de gestão da sua clínica ou academia. Muitos deles, inclusive, são gratuitos como o Whatsapp Business, e-mail ou a agenda do Google. Todos eles personalizam e aceleram o serviço.
Humanize seu serviço
Independente de se o negócio é uma clínica, academia ou estúdio, a verdade é que a qualidade do serviço da sua equipe é fundamental para garantir o encantamento do seu cliente, e atrelado a isso, o crescimento da sua empresa.
Toda a equipe que compõe o seu empreendimento é responsável por levá-lo ao bom desempenho, mas, para isso, é necessário que seja capacitada para alcançar tal resultado.
Quando for selecionar pessoas para trabalhar com você, preste muita atenção no cuidado que essas pessoas têm com seus clientes. Treinamentos e demonstrações das atividades a serem realizadas pelos colaboradores, bem como o apoio e acompanhamento, são tanto benéficos como necessários.
Uma forma de você saber como anda seu atendimento é conversar com seu cliente, de forma aberta e transparente, ou fazendo o cliente oculto, onde você contrata pessoas para se passarem por seus consumidores e testarem seu atendimento.
Existem diversos serviços no mercado que são especializados em testar atendimento de empresas de todos os ramos e setores.
Design do ambiente como diferencial
Assim como as pessoas cuidam mais do corpo e da mente, a exigência também é maior. Ambientes agradáveis e confortáveis são essenciais. No caso de clínicas, conforto e qualidade são exigências básicas. Visite seus concorrentes e observe suas instalações. Com investimento em design, é possível criar uma identidade corporativa, ser sustentável e ainda tornar o ambiente do seu negócio acessível para pessoas com deficiência.
O layout de qualquer ambiente é determinante para que uma pessoa se sinta confortável. É possível utilizar a psicologia das cores e as técnicas de iluminação que favorecem o ambiente.
Lembre-se sempre que o ambiente não pode oferecer barreira para receber seu cliente. É super importante estar preparado para receber pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Cumpra todas as normas de fiscalização
É essencial zelar pela saúde da equipe e dos clientes. Fique atento e siga todas as exigências, inclusive de vigilância sanitária. Uma das formas de descobrir as exigências da área em que você quer atuar é acessando a página ideias de negócios, onde é possível encontrar mais de 450 ideias de negócios e também as normas essenciais para abrir um estabelecimento.
Fonte: SEBRAE
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