Skincare prático? Aprenda a combinar ativos para potencializar o cuidado da pele sem excessos

Skincare prático? Aprenda a combinar ativos para potencializar o cuidado da pele sem excessos

Glamour
Glamour
23 Fevereiro 2022
Skincare prático? Aprenda a combinar ativos para potencializar o cuidado da pele sem excessos

Matéria publicada no site Glamour (Saiba mais)

 

Por Isabella Marinelli (@isabellamarinelli)

 

No ano passado, o bureau de tendências WGSN apontou as "personas" de beleza que seriam predominantes até 2023. Uma delas, você já deve ter ouvido falar, é o skinimalist. Um mix de skincare com minimalismo derivou o termo '"skinimalism", que se refere a um (novo?) jeito específico de consumir produtos de beleza.

 

Quem se identifica com a descrição tende a optar por rotinas mais enxutas, espertas, que fazem bem à pele, mas também ao bolso e ao planeta. Isso significa apostar nos poucos e bons: alguns, não muitos, produtos de alta performance e com responsabilidade sustentável.

 

Em outras palavras, o comportamento fala sobre editar o acervo e o passo a passo na hora de cuidar da pele. Há várias formas de fazer isso, mas uma das mais eficientes é a partir das combinações de duplas ou trios de ativos que entregam exatamente o que você precisa e, às vezes, já estão concentrados em um ou dois frascos apenas. Não sabe muito bem como fazer esse mix and match? Pois convocamos especialistas para ajudar. Com a palavra, a dermatologista Cintia Cunha e a farmacêutica Iluska Torezani:

 

Como combinar produtos de skincare — Foto: Getty Images

 

Quais ativos funcionam bem juntos pensando em...


Combate às manchinhas

"O uso de neoglucosamina, que promove uma microesfoliação da pele, ajuda a renovar as camadas mais manchadas e envelhecidas. Junto com ele, pode-se usar a niacinamida. Juntas, elas inibirão a produção do pigmento da mancha na nossa pele. A sinergia da microesfoliação e o controle da produção da mancha é extremamente eficaz e pode ser aplicado pela manhã ou de noite, de acordo com o desejo do paciente", afirma Cintia. "Vale ainda pensar na combinação de Vitamina C (usada pela manhã) + Retinol (usado à noite, com limpeza do rosto pela manhã e protetor solar durante o dia)", diz Iluska.

 

Controle da oleosidade e/ou da acne

"Quando falamos sobre o controle de oleosidade e da acne, pensamos na niacinamida, ácido salicílico, ácido glicólico e o LHA, que é um blend de alfa-hidroxiácidos associados e eles vão ter várias ações: hidratam levemente a pele, controlam as lesões inflamatórias, diminui as espinhas e reduzem a produção de sebo. É uma combinação bastante agradável, cosmeticamente, e também eficaz", argumenta Cintia.

 

Viço e melhora da textura da pele

"O viço e a melhora da pele estão muito relacionados. À medida que eu melhoro a textura da pele, o viço realça. Para esses dois a combinação do ácido hialurônico com ácido glicólico ou com LHA (alfa-hidroxiácidos) é muito interessante. Vai haver uma renovação celular intensa na pele e o ácido hialurônico vai ter um efeito de hidratação, de estímulo de colágeno, melhora de elasticidade, entre outros. Logo, as células mortas são eliminadas e que o viço aparece, além de melhora do preenchimento e maciez", finaliza a dermatologista.