7 dicas para respeitar a individualidade dentro de um casamento


Olá, tudo bem com vocês?
Hoje vamos falar sobre como lidar com a individualidade dentro de um casamento. Mesmo durante a vida a dois é importante manter seu espaço. Desde pequena sempre observei o respeito entre os meus pais. Admiro a forma como o meu pai dá espaço pra que a minha mãe seja quem é, e vice-versa. Muitas vezes, há casais que se esquecem de seus próprios gostos, preferências e escolhas. É triste, mas acontece. Por isso convidei a minha mãe, que também é psicóloga, Dra. Vera Lúcia, pra trazer dicas de como manter o equilíbrio sem perder a sua individualidade. Olha só!
1 – Evite pensar que já sabe como o seu parceiro (a) irá reagir, como sente ou pensa sobre determinado assunto ou problema. Este é um sinal de respeito e amor mesmo após anos de casado.
2 – Nem sempre o outro concordará com você. Por isso, não tente convencer o outro a ter a mesma crença que a sua, nem se magoe. Tente encontrar uma saída que não prejudique ninguém, nem a relação.
3 – Confie em você e no que acredita. Você não precisa provar nada para ninguém.
4 – Respeite quando o seu parceiro quiser realizar alguma atividades sozinho ou que desfrute de privacidade. Afinal, assim como você precisa, de vez em quando, ficar com a família e amigos, a pessoa parceira também pode ter esta necessidade.
5 – Seja solidário quando o seu parceiro estiver sofrendo com algo, ajude-o, mas sem interferir demais e sem tentar controlar a situação. Permita que a pessoa aprenda com suas próprias vivências de vida, seja acertando ou errando.
6 – Não deixe de fazer o que gosta só porque está num relacionamento. Pense que existe o tempo para passar com a pessoa parceira, o seu tempo e o tempo com os amigos.
7 – Não deixe de dizer o que pensa e sente apenas para evitar conflitos. Afinal, reter sua individualidade irá anular você no relacionamento.
Agora quero saber o que você pensa. Você deseja ter alguém para anular ou amar? Eu quero alguém para amar porque o verdadeiro amor respeita a individualidade, confia e se entrega, se joga, planta e colhe o que plantou. Também respeita os sentimentos, não invade, não abusa, não exagera, pois tem o cuidado de perceber se está ou não agradando. Não ofende, não magoa, não humilha. O verdadeiro amor não é um problema, pois ele vem pra resolver… pra devolver, pra curar e permitir que você viva o seu melhor.
A psicóloga Dra. Vera Lúcia Cardoso atende na Clínica Dra. Cíntia Cunha em Uberlândia. Agende sua consulta cortesia pelo telefone (34) 3236-0500 ou envie e-mail para contato@cintiacunha.com.br.