Descubra o que é inflammaging e como combate-lo
Vocês não vão acreditar, mas muito tem se falado nos congressos de dermatologia sobre o inflammaging, uma inflamação que acontece na pele por conta da poluição e resíduos do ar, principalmente em grandes centros como São Paulo. Como é um conceito novo na dermatologia dediquei este post a falar sobre o que é e como combate-lo.
De uma maneira geral, inflammaging corresponde a um processo microinflamatório crônico e silencioso. Os mecanismos pelos quais o inflammaging afeta a pele ainda não são, totalmente, esclarecidos. De acordo com a medicina, fatores como a poluição, poeira, fumaça de cigarro, entre outros resíduos presentes no ar, se acumulam na nossa pele e, ao longo dos anos, causam alterações.
Alguns estudos ligam o inflammaging ao aparecimento de rugas, poros dilatados, envelhecimento precoce, aumento de vasinhos e até manchas.
Como combater
Agora que você sabe o que é e que este processo está relacionado ao envelhecimento precoce, eu imagino que você quer saber como combater. Afinal de contas ninguém aqui quer acelerar o envelhecimento da pele, não é? Rs O primeiro passo é limpar bem o rosto, pelo menos duas vezes ao dia, com sabonete próprio para o seu tipo de pele ou um demaquilante (água micelar, por exemplo).
Depois, minha amiga, o próximo passo é investir em procedimentos que renovam a pele, seja uma limpeza de pele, peelings ou tratamentos a laser. Imagine que sua pele, assim como seu quarto, precisa de uma faxina periódica. Então os cuidados precisam ser constantes, pois as agressões à pele são diárias.
A limpeza de pele é bom você fazer todo mês ou vez a cada dois meses. Os peelings costumam ser indicados numa sequência de três a cinco sessões, uma ou duas vezes ao ano, entendeu? Já os lasers para rejuvenescimento é interessante fazer sessões uma vez ao ano, se possível.
A automedicação não é, de maneira alguma, recomendada. Converse com o seu dermatologista para saber mais sobre este assunto e a combinação de tratamentos para cuidar de você.
Nada de deixar a peteca cair! No dia a dia quem faz a diferença, é você!
Beijos,
Dra. Cintia Cunha