Dicas de Gestão para Consultórios e Clínicas de Saúde

Dicas de Gestão para Consultórios e Clínicas de Saúde

Dra. Cintia Cunha
Dra. Cintia Cunha
Empreendedorismo
24 Junho 2024
Dicas de Gestão para Consultórios e Clínicas de Saúde

O mercado para consultórios e clínicas de saúde no Brasil é bastante amplo, porém, altamente competitivo. Para que seu empreendimento seja bem sucedido no segmento é importante que entenda a necessidade de ter alguém fazendo a gestão do negócio e o controle das finanças sob sua supervisão. Conheça algumas dicas aqui e procure o Sebrae para mais orientações.

 

Missão e Visão

Compartilhe com seus colaboradores a Missão e Visão. Incentive-os a trabalhar de acordo com a filosofia e crenças do empreendimento, fazendo com que todos caminhem na mesma direção.

 

Incentive o compartilhamento de ideias

Ouça a opinião da equipe e compartilhe conteúdos relevantes com todos. Instale uma caixa de sugestões para os colaboradores poderem dar novas ideias para o negócio. Prepare-se para agradáveis surpresas.

 

Invista em pessoas

Cuide bem dos processos de seleção, treinamento, avaliação, segurança e satisfação dos colaboradores. Invista nas lideranças com cursos e orientações. 

 

Faça sua marca aparecer

Mantenha sua marca em evidência - Utilize a propaganda institucional para ajudar os consumidores a lembrar da sua marca quando precisarem. Opções de mídias alternativas podem comunicar bem com públicos específicos: mensagens por SMS, TVs Indoor, Internet, Email Marketing e Redes Sociais são alguns exemplos. As clínicas e consultórios de saúde precisam comunicar de acordo com seus conselhos profissionais (CRO, Crefito, CRM, CRP, etc.).

 

Sua fachada é importante

Uma empresa de saúde, além de ser, deve parecer limpa e organizada por dentro e por fora. Invista em uma fachada bonita, parecendo sempre nova, principalmente em relação à pintura, marca e decorações.

 

Registro de marca

Os empreendimentos formais devem registrar a marca no INPI e o endereço do seu site no Registro.BR. Desenvolver um empreendimento sem ter a marca registrada é como construir um imóvel em um terreno que não é seu.

 

Cuide dos fornecedores

Estabeleça critérios para avaliar constantemente os materiais e serviços prestados por seus fornecedores. A qualidade do seu serviço dependerá deles. Valorize os pontos fortes dos planos de saúde e estabeleça boa política com eles.

 

Faça planos estratégicos

Reserve tempo para olhar para o seu negócio, estabeleça metas e desenvolva estratégias para alcançá-las. Crie planos de ação que ajudem a empresa a distribuir tarefas para a execução do planejado e supervisione.

 

Estude seu negócio e o mercado

Avalie os números do seu empreendimento, identifique os pontos fortes e fracos, monitore ameaças e oportunidades. Avalie as sugestões e reclamações dadas pelos clientes-pacientes e colaboradores. Mantenha um olhar próximo às informações importantes e use-as para alcançar a excelência na gestão e no atendimento.

 

Atenção à saúde financeira

Fique atento aos gastos desnecessários, investimentos e à gestão dos insumos. Separe completamente as contas pessoais das empresariais. Elabore uma previsão de gastos e receitas para o ano e acompanhe o desempenho das finanças por meio do fluxo de caixa.

 

Outras exigências legais

Fique atento à legislação quanto a consultórios e clínicas de saúde, acesse: http://sindhosp.com.br/legislacao.asp ou http://crmmt.cfm.org.br/para ter acesso às publicações.

Reveja seus processos

Padronize o seu jeito de trabalhar. Padrões e métodos reduzem os custos, os riscos e otimizam tempo e qualidade. Estabeleça formalmente e controle os principais processos do seu empreendimento, procure implantar os Procedimentos Operacionais Padrão - POPs. O Sebrae também pode te ajudar com isso.

 

Conheça seu público

Aproveite a sala de espera para conhecer um pouco mais sobre seu público. Ofereça oportunidades de sugestões, reclamações e pesquisas de opinião para entender suas expectativas e necessidades. Isso ajudará você a identificar oportunidades de melhoria e inovação.

 

A indicação é a melhor propaganda

Cadastre seus clientes-pacientes e mantenha um programa de relacionamento com eles. Envie felicitações de aniversários, dicas de saúde, novidades da medicina e, talvez, alguns brindes. Isso fará com que a satisfação deles aumente, assim como a chance de indicar o seu trabalho e do seu empreendimento para outras pessoas.

 

Fonte: SEBRAE

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