Para que serve o óleo de rosa mosqueta no skincare?
O óleo de rosa mosqueta já se tornou um verdadeiro clássico nas rotinas de skincare mais caprichadas. Extraído das sementes da flor, o ingrediente é rico em vitaminas A, C, E, B1 e B2, antioxidantes, ácidos graxos essenciais poli-insaturados (também conhecidos como ômegas), trazendo uma série de benefícios para a saúde da pele. Ele pode ser usado puro ou combinado com outros óleos e ativos. A seguir, contamos mais sobre as principais funções do produto, que pode cumprir diferentes papeis nos seus rituais de beleza.
1. Hidratação
O óleo de rosa mosqueta tem um alto poder de hidratação. Os ácidos graxos, presentes no ingrediente, atuam na formação das ceramidas, lipídios que formam a barreira cutânea e são essenciais para manter a pele hidratada.
2. Uniformização
Outro benefício importante do óleo de rosa mosqueta é a capacidade de suavizar manchas e cicatrizes, como aquelas causadas por acne. O efeito é de uniformização do tom e da textura da pele.
3. Renovação
Por ser rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres, o óleo ajuda na prevenção dos sinais de envelhecimento precoce, como linhas finas. A vitamina A, um retinol natural, estimula a renovação celular, enquanto os ácidos graxos ajudam a manter a pele elástica e firme.
4. Cicatrização
Os ácidos graxos têm função cicatrizante e regenera as camadas superficiais da pele. O óleo tem ainda ação anti-inflamatória, acelerando a capacidade da pele de se recuperar de lesões como queimaduras ou procedimentos como peeling e laser.
5. Ação calmante
Pessoas com pele sensível ou com tendência à irritação também podem se beneficiar do uso do produto. Isso porque ele ajuda a acalmar inflamações e vermelhidão, além de contribuir com o fortalecimento da barreira cutânea.
Vale lembrar que, antes de inserir novos ativos na rotina, é importante consultar um dermatologista.
Fonte Elle
Acompanhe tendências e inovações sobre o universo dermatológico nas redes sociais! Clique aqui.