Qual é a Importância e os Tipos de Atendimento ao Público?
De acordo com Kotler e Armstrong, no livro Princípios do Marketing, o atendimento é uma das principais ferramentas de promoção. Assim, uma boa experiência nesse aspecto pode influenciar positivamente a percepção do cliente sobre o negócio e sobre os produtos ou serviços oferecidos.
Outro ponto importante é quanto à reputação. Quando uma pessoa tem uma experiência negativa com o atendimento de uma empresa, isso pode se espalhar por meio de redes sociais e outras plataformas online — como o Reclame Aqui —, prejudicando a imagem da companhia e, consequentemente, as vendas.
Quais são os tipos de atendimento ao público?
Atendimento presencial
Embora as vendas online apresentem crescimento significativo em muitos negócios, o contato presencial ainda tem grande relevância.
Atendimento telefônico
Outra forma de entrar em contato com o seu público é por meio de ligações telefônicas ou mensagens por WhatsApp. Você pode deixar esse canal para suporte e para tirar dúvidas de maneira mais rápida e eficiente.
Atendimento por e-mail
Os canais digitais são excelentes ferramentas para atendimento ao público de forma remota. A troca de mensagem por e-mail permite um atendimento rápido e eficiente, e deixa as informações registradas no histórico — o que pode ajudar a entender as necessidades do cliente para disponibilizar ofertas futuras.
Atendimento por chat
As ferramentas de comunicação virtuais fazem parte da evolução do atendimento ao cliente e permitem uma troca de informação mais ágil, melhorando a experiência.
Atendimento por redes sociais
Além de ferramentas para divulgação e relacionamento, as redes sociais também funcionam como um canal de atendimento. Portanto, é importante mantê-las atualizadas, além de dar atenção à caixa de mensagens e aos comentários, para dar uma devolutiva às questões apresentadas pelo público.
Independentemente do tipo escolhido, é essencial que a empresa esteja preparada para oferecer um atendimento de qualidade, investindo em capacitação dos atendentes, tecnologia e processos que garantam uma experiência positiva para o cliente.
Fonte: Serasa Experian
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