Entenda a importância de começar a cuidar da pele ainda jovem
A questão é que quando somos jovens, o processo é lento e praticamente imperceptível, entretanto, na medida que o tempo vai passando, os indícios do envelhecimento começam a aparecer, sendo a pele, especialmente por ser o maior órgão do corpo humano, a que mais aparenta idade.
Não por acaso, há muitos anos, diversas pesquisas científicas dedicam tempo e recursos, para buscar a fórmula da juventude. Cremes, pílulas, injeções, procedimentos estéticos, tudo é válido para exibir uma aparência mais jovial, entretanto, não se engane: Não existe mágica, muito menos nada que de fato resolva em definitivo o envelhecimento da pele.
Existem sim cuidados, que podemos ter, tanto para retardar o envelhecimento, quanto para melhorar a aparência da pele já envelhecida.
Em ambos os casos, o segredo está em três pontos:
- Disciplina para manter os cuidados diários;
- Investimento em bons produtos que protejam e não danifiquem o tecido;
- Amor própria, afinal, só sente vontade de se cuidar, quem realmente se ama!
Dentre esses três pontos, nada é mais importante do que o uso de um produto, específico: o filtro solar!
Entre os fatores desencadeantes do envelhecimento precoce da pele, a exposição ao sol, sem a proteção adequada é com certeza o mais maléfico.
Outros fatores são:
- Uso excessivo do álcool;
- Tabagismo;
- Má alimentação, entre outros.
Para se ter uma ideia, a partir dos 25 anos, a produção do colágeno produzido por nosso organismo diminui e é exatamente nesse período que os danos causados pelo sol começam a aparecer.
Basicamente, o envelhecimento da pele acontece porque, com o passar do tempo as células morrem e o organismo já não consegue mais repô-las como na juventude, além disso, a hidratação celular também fica prejudicada, tornando a aparência da pele mais ressecada e fina.
Sendo assim, o primeiro passar para cuidar da pele, é a sua hidratação. Antes disto, claro, uma limpeza eficiente, com produtos específicos para a higienização da pele, é essencial.
Tanto a limpeza – que promove a remoção das células mortas e a desobstrução dos poros — quanto a hidratação que combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento — devem ser passos de um caminho diário e sem volta.
Lembre-se, medidas antienvelhecimento são muito mais eficazes e a longo prazo produzem resultados melhores do que reverter a aparência de uma pele já envelhecida.
Não dá para ficar jovem para sempre, mas com a alta tecnologia empregada nos produtos cosméticos da atualidade é bem possível aparentar mais jovialidade, como reflexo de uma pele bonita e saudável, em todas as idades.
Fonte: Laviz