Flacidez no rosto? Entenda porque envelhecemos.

Flacidez no rosto? Entenda porque envelhecemos.

Dra. Cintia Cunha
Dra. Cintia Cunha
12 Novembro 2018
Flacidez no rosto? Entenda porque envelhecemos.

Você tem flacidez no rosto? Quer entender melhor porque envelhecemos? Gente quem nunca se olhou no espelho e reparou que a pele do rosto está ficando mais flácida, com a aparência mais “caída”? Muitos pacientes chegam no meu consultório relatando que parece que a face está “derretendo”. Provavelmente você sempre culpa a perda de colágeno por isso, certo? O que eu vou mostrar agora pode surpreender vocês. O colágeno interfere sim no envelhecimento, mas o que mais impacta nesse processo é a mudança de estrutura óssea que acontece ao longo da nossa vida.

O cirurgião plástico Luiz Eduardo Avelar publicou um trabalho em uma revista científica renomada no qual ele avalia 240 crânios. Ele catalogou todos por idade e sexo e percebeu que existem mudanças muito comuns que acontecem em cada faixa etária. Quando avaliamos os crânios e suas idades, percebemos que um crânio jovem é mais robusto e tem mais definição e contorno. Já o crânio de uma pessoa mais velha é menorzinho, tem mais desgaste, uma mandíbula pouco definida, perde malar e a área dos olhos é mais profunda. Essa perda da ossatura faz com que tenhamos a sensação de que a pele está derretendo e justifica o porquê da flacidez no rosto.

Compartimento de gordura superficial

Além da perda óssea, nós perdemos também compartimento de gorduras superficiais, que é aquela gordurinha que deixa o rosto arredondado. E aí a perda óssea fica mais evidente, então a olheira fica mais funda, o bigode chinês mais marcado, o maxilar menos definido.

 

E como podemos tratar essa situação?

É aí que entra o preenchimento com ácido hialurônico. O preenchimento bem feito irá corrigir essas alterações deixando um aspecto natural. Muita gente tem medo de fazer e ficar artificial, mudar as formas do rosto exageradamente. Calma, gente, hoje em dia já é possível realizarmos bons tratamentos a longo, médio e curto prazo, sem alterar a expressão do paciente, apenas dando sustentação e realçando a beleza natural. Na harmonização facial nós estudamos a simetria do rosto, as profundidades da face, os ângulos que podemos realçar e o que pode ser melhorado. O dermatologista preparado vê mais que rugas e linhas de expressões, ele vê a beleza geral do rosto do paciente.

O preenchimento com ácido hialurônico é um produto injetável em pontos planejados para dar sustentação e contorno. O resultado é visto na hora e dura em média um ano. Lembrando que cada organismo reage de um jeito e o tempo de absorção do produto pode variar de pessoa pra pessoa. Ele também tem o poder de estimular o colágeno, então mesmo depois do efeito ter acabado, a pele continua com um aspecto bonito. Bom, né?

 

Beijos,

Dra. Cintia Cunha

Siga meu instagram