Marketing médico: dicas para fazer bem e atrair clientes

Marketing médico: dicas para fazer bem e atrair clientes

Dra. Cintia Cunha
Dra. Cintia Cunha
Marketing para Médicos
12 Setembro 2024
Marketing médico: dicas para fazer bem e atrair clientes

O marketing médico é uma ferramenta importante de divulgação de serviços e captação de pacientes.

 

No mundo corporativo, a saúde é um negócio rentável e por isso recebe uma visão muito mais mercadológica do que tinha há alguns anos. Isso faz com que o consultório médico seja encarado como um empreendimento que demanda as ferramentas e táticas certas para ser competitivo.

 

É importante acompanhar as tendências desse nicho para se manter ativo e atrativo no mercado. Por isso, separamos uma série de dicas que ajudarão você a fazer um bom marketing médico e atrair clientes. Vamos conferir?

 

Por que investir no marketing médico?

 

Essa estratégia contribui para uma maior visibilidade e, consequentemente, para o aumento do número de pacientes. Em última instância, isso representa mais faturamento e lucratividade, que pode ser reinvestida no negócio ou na qualificação do profissional.

 

Em geral, você poderá perceber vantagens como:

  • bom relacionamento com os pacientes;
  • maior conhecimento sobre o seu público-alvo;
  • possibilidade de ajudar mais pessoas;
  • facilidade para encontrar pacientes com o perfil ideal;
  • qualidade superior na comunicação por diferentes canais de atendimento;
  • construção de autoridade na internet;investimento significativo na carreira e na credibilidade profissional;
  • melhor custo-benefício de divulgação;
  • contribuição para processos mais eficientes no consultório.

 

O marketing hoje está muito relacionado à tecnologia, que por si só já proporciona uma série de vantagens, tal como maior conhecimento sobre as necessidades do paciente e a segmentação na promoção de serviços. Isso aumenta e qualifica o alcance do consultório, que atrai as pessoas certas.

 

Como fazer um bom marketing médico?

 

Quer investir em um bom marketing médico? Então, confira algumas dicas!

 

Defina os objetivos

A primeira dica é ter uma ideia de onde você quer chegar com o marketing médico. Em outras palavras, é preciso ter um objetivo. Você quer:

  • aumentar o número de agendamentos?
  • aumentar o seu faturamento?
  • ganhar mais visibilidade no mercado?
  • se tornar uma autoridade na sua área?

 

É a partir disso que você vai construir as estratégias mais adequadas. Do contrário, você adotará um pouco de cada tática e nem sequer conseguirá mensurar se está tendo avanços.

 

Invista em marketing de conteúdo

O próximo passo diz respeito ao marketing de conteúdo, a construir conteúdos de valor a partir daquilo que é o seu objetivo. Se você quer aumentar o número de agendamentos de consulta, por exemplo, seu foco deve ser a conscientização sobre os exames preventivos e o acompanhamento médico.

 

Já se você quer se tornar uma autoridade dentro da sua especialidade, é preciso elaborar consistentemente conteúdos de valor, que conversem tanto com os pacientes leigos, quanto com os próprios colegas de profissão. E assim você vai construindo uma jornada de credibilidade.

 

Tenha uma identidade visual

Uma identidade visual é a aquela imagem que vem à cabeça dos seus pacientes assim que se lembram de você. Pode ser o seu nome ou a marca da sua clínica, mas precisa ser marcante. O que constrói uma boa identidade visual é o conjunto gráfico que inclui traços e cores.

 

Elas serão usadas no seu consultório ou clínica, nos cartões de visita, nas redes sociais, nos conteúdos, nos vídeos e assim sucessivamente. Quanto mais essa imagem se repetir de forma sutil aos olhos dos pacientes, maior será a probabilidade dela ficar gravada no seu subconsciente.

 

Tenha uma estratégia de Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia ou ferramenta que vai ajudar a sua marca a conquistar aquilo ao que ela se propôs dentro do marketing médico. Isso pode ser feito por meio de vários caminhos diferentes, como:

  • site adaptado aos pacientes, com linguagem e terminologia adequadas;
  • design responsivo e de fácil navegabilidade para qualquer público;
  • conjunto de imagens que inspire confiança;formulário de contato simples e prático;
  • otimização do site do consultório para os sites de busca;conteúdo notável e de cunho educacional, com blog posts, e-books, webinars etc.;
  • presença consolidada nas redes sociais.

 

Quais são as limitações impostas pelo CFM?

Apesar de parecer uma atividade de mera divulgação de um consultório ou clínica, o marketing médico é regulado pelo Conselho Federal de Medicina. Ele cria normas com o objetivo de limitar iniciativas promocionais, sensacionalistas ou com conteúdos considerados inverídicos.

 

Até mesmo o profissional que opta por participar de programas de televisão ou rádio, por exemplo, deve fazê-lo com a finalidade exclusiva de esclarecer e educar a população. Também não é permitido divulgar títulos científicos e especializações que não estejam regularizadas junto ao CFM.

 

Além disso, existem outros cuidados que precisam ser tomados, para que sejam considerados limites éticos para a atuação pública de um médico. É proibido:

  • indicar superioridade na campanha;
  • assegurar o sucesso de um tratamento ou produto;
  • sugerir um único especialista capaz de tratar uma doença;
  • utilizar a imagem de pessoas públicas usando um serviço;
  • sugerir diagnósticos e tratamentos;
  • divulgar preços ou formas de pagamento como diferencial.

 

3 erros mais comuns no marketing médico

  1. Não investir em tecnologia
  2. Não usar as redes sociais
  3. Divulgar fotos dos pacientes

 

1. Não investir em tecnologia

Dentro do marketing médico, é importante ter um certo grau de precisão. Por isso, a segmentação do público-alvo é uma boa estratégia, especialmente para quem pretende direcionar seus anúncios. Sendo assim, a tecnologia é uma aliada e tanto, uma vez que fornece dados e ferramentas.

 

2. Não usar as redes sociais

Praticamente todos os pacientes de um consultório estão presentes de alguma maneira nas redes sociais. Estar presente nesses canais é uma maneira de trabalhar o marketing médico construindo uma jornada de conhecimento e um acervo de conteúdos informativos para esse público.

 

3. Divulgar fotos dos pacientes

Além de ser proibido pelo CFM, exibir as fotos dos pacientes é algo extremamente antiético. Especialmente se for feito no estilo "antes e depois". Portanto, redobre a atenção, já que até mesmo uma selfie autorizada pelo paciente é considerada uma maneira de expor a pessoa para promover o profissional, e isso não é permitido.

 

As ferramentas especializadas são uma forma de otimizar o marketing médico. Isso porque elas podem ajudar a gerar e a gerenciar todos os dados e informações sobre os seus pacientes, transformando tudo isso em uma base sólida para a tomada das melhores decisões.

 

O resultado é um marketing médico muito mais eficiente, que resulta em mais conversões, melhor lucratividade e mais satisfação para o seu público-alvo. Por isso, vale a pena conhecer as alternativas mais de perto.

 

Fonte: HubSpot

 

Clique aqui e conheça outras dicas de Marketing Médico. 

Outros posts