Por que precisamos proteger a pele contra o sol?


O uso de protetor solar é considerado uma das melhores medidas que podemos tomar para o bem da nossa saúde. Mais de 80% dos casos de melanoma (o tipo mais grave de câncer de pele) são causados por queimaduras solares. E sua incidência vem crescendo ano após ano. Estima-se que sejam diagnosticados 1,5 milhão de novos casos de câncer de pele todos os anos — e este número deve aumentar em 50% até 2040.
Mas, mesmo com destes números categóricos e os repetidos alertas de saúde pública sobre os riscos da exposição ao sol, ainda existe muita confusão sobre como e quando devemos usar protetor solar.
Por que precisamos proteger a pele contra o sol?
Quando ficamos expostos ao sol, a radiação ultravioleta danifica o DNA, as proteínas e outras moléculas encontradas nas células da pele.
Em quantidades moderadas, a exposição à radiação UV do sol ajuda as células da nossa pele a produzir vitamina D. Mas, à medida que a quantidade de luz solar aumenta, a pele tenta se proteger com o bronzeamento, produzindo melanina, explica o professor.E, "se a exposição for alta demais, a pele não consegue se proteger e você se queima".
Esta queimadura pode causar danos ao DNA das nossas células, gerando envelhecimento precoce e aumentando o risco de desenvolvimento de câncer de pele, afirma ele. bA exposição à radiação ultravioleta é a principal causa das formas mais comuns de câncer de pele.
Protetores solares com baixo FPS reduzem a exposição à radiação solar, mas "na maioria dos casos, eles ainda permitem a ocorrência de todos os efeitos prejudiciais. A radiação solar é um potencial carcinogênico, mesmo em baixa dosagem.
O que é FPS – e de quanto preciso?
FPS significa "fator de proteção solar". Seu número nos frascos de protetor solar indica a quantidade de radiação ultravioleta do sol necessária para que ele perca sua eficácia. Ou seja, quanto maior o FPS, mais protegida ficará a sua pele.
É importante usar um protetor solar com alto FPS que inclua a expressão "amplo espectro" no rótulo. Esta indicação significa que o produto protege contra os raios UVA e UVB. Existem duas formas principais de indicar o nível de proteção contra UVA de um protetor solar, dependendo do lugar do mundo onde você vive.
Um deles é o sistema de Graus de Proteção (PA, na sigla em inglês), às vezes marcado como FP-UVA ou PPD, dependendo do método empregado para calcular o grau. Neste sistema, o nível de proteção mais alto é PA****. Ele indica que você está 16 vezes mais protegido do que sem o protetor solar. Uma menor quantidade de estrelas indica nível de proteção mais baixo.
Este sistema de avaliação costuma ser observado nos protetores solares vendidos nos Estados Unidos e no Japão. Outro método comum de determinar o nível de proteção contra UVA fornecido pelos protetores solares é a avaliação UVA em estrelas. Ela é indicada por um símbolo circular que contém a palavra "UVA", seguida por até cinco estrelas, que indicam o nível de proteção mais alto.
A avaliação UVA em estrelas indica o nível de proteção contra UVA, proporcionalmente à proteção contra UVB. Ou seja, um protetor solar FPS 50 com avaliação UVA 5 oferece maior proteção do que um protetor solar FPS 30 com a mesma avaliação UVA. Este método é comum no Reino Unido e na Europa continental.Blackburn recomenda o uso de protetor solar com avaliação cinco estrelas e pelo menos FPS 30, além de usar roupas para cobrir a pele.
As entidades especializadas em câncer de pele recomendam o uso de protetor solar sobre toda a pele exposta ao sair de casa, todos os dias do ano. Elas também destacam a importância de limitar o tempo no sol, mesmo usando protetor.
Fonte: BBC News
Acesse nosso perfil nas redes sociais e fique por dentro de mais dicas!