5 sinais principais de envelhecimento precoce na sua pele
A idade da sua pele pode ser diferente da sua idade real. Dependendo de seus hábitos e comportamentos no dia a dia você pode, inclusive, contribuir para o envelhecimento precoce.
Embora envelhecer seja um processo natural do corpo todo mundo quer chegar à melhor idade com a pele mais firme e saudável.
Por isso, a dermatologista Dra. Cintia Cunha esclarece melhor o assunto e como podemos prevenir os sinais do envelhecimento precoce.
Que tal, antes, descobrir os principais hábitos aceleram o envelhecimento precoce? Continue a leitura.
Água
Já contou quantos copos de água você bebe ao longo do dia? Nada de dizer que, com correria do dia a dia, acaba esquecendo de beber água.
O consumo diário de água é obrigatório para uma pele hidratada e mais saudável.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) “uma boa hidratação deve ser feita por dentro e por fora“.
Por isso, além do uso de um hidratante específico para o seu tipo de pele, você precisa ingerir, no mínimo, dois litros de água por dia.
Uma forma eficiente de conseguir beber mais água é manter sempre um copo ou garrafa (preferencialmente de 500 ml) na mesa de trabalho.
E aí, vamos adotar esse hábito?
Protetor solar
Faça chuva ou faça sol a gente sempre precisa usar protetor solar – e não apenas na beira da piscina ou na areia do mar.
Ainda que você use máscaras de proteção contra o novo coronavírus, covid-19, é necessário a aplicação de protetor solar facial.
Ele deve te acompanhar em todas as estações do ano, protegendo a pele contra a poluição, aos raios UVA e UVB.
A luz visível, que é a luminosidade do celular, a luz de lâmpadas e da própria luz do sol também pode manchar a pele.
Sedentarismo
Tá precisando de um incentivo para se exercitar?
Que tal este estudo: Você sabia que o tempo de envelhecer depende 30% da genética e 70% dos hábitos de vida?
Então, o sedentarismos é um dos hábitos que precisam ser trabalhados se buscamos melhor qualidade de vida.
A prática de atividade física libera endorfina, serotonina, entre outros neurotransmissores, que trazem bem-estar, felicidade e, consequentemente, melhoram o nosso processo de envelhecimento.
Está mais do que provado que tristeza, ansiedade, estresse aceleram nosso processo de envelhecimento.
Se você não é fã de academia, experimente treinar em casa ou em um lugar diferente, como parques, praias ou ciclovias.
Um ponto de cuidado vai para atletas de alta performance, ou seja, que se exercitam além do seu limite.
É um assunto bastante controverso, mas o que notamos na prática é que atletas que se exercitam excessivamente apresentam um processo de envelhecimento mais acelerado.
Nesses casos, para este grupo de pessoas é indicado iniciar seus tratamentos com a pele mais cedo, estando atento a flacidez e as manchas.
Estresse
De acordo com a dermatologista Dra. Cintia Cunha fatores emocionais, como o estresse, por exemplo, podem ter relação com o envelhecimento precoce.
“O estresse acelera a produção de radicais livres que irão neutralizar as proteínas, como o colágeno, e agilizar o processo de envelhecimento”, explicou a média.
O estresse também é capaz de piorar problemas relacionados a fatores emocionais, como a acne, a psoríase, o vitiligo, dermatite seborreica, alergias, rosácea e lúpus.
Dormir pouco
Será que dormir pouco pode afetar a nossa pele? A resposta é sim.
Noites mal dormidas resultam em uma aparência cansada, com olheiras e o rosto inchado.
Dormir cedo (por volta de 21h, 22h) e ter pelo menos 8 horas de sono por dia ajuda a regular nosso ciclo de sono e vigília trazendo mais saúde para a pele.
Lembre-se também de investir em uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos e beber bastante água.
Dessa forma, você contribui para uma pele mais bonita e saudável.
Alimentação
Que uma alimentação equilibrada ajuda no bom funcionamento do nosso organismo não é exatamente uma novidade…
O que há de mais recente são estudos que têm demonstrado a importância de determinados micronutrientes (minerais e as vitaminas) na saúde da nossa pele.
Por isso, busque manter uma alimentação balanceada rica em nutrientes que fortalecem os cabelos, como sais minerais (zinco, cálcio e ferro), vitaminas (E, C e do complexo B), proteínas e grãos integrais.
Agora sim! Confira os sinais que denunciam o envelhecimento precoce.
5 sinais do envelhecimento na sua pele
Será que você tem cuidado bem da sua pele? Veja a seguir os sinais de envelhecimento que você deve observar para amenizar e prevenir aqueles que estão por vir.
Firmeza
A perda de firmeza é um processo natural de envelhecimento do rosto (e também do corpo).
A partir dos 30, o nosso organismo diminui o ritmo de produção de colágeno – proteína responsável pela sustentação da pele – e, com isso, notamos a flacidez.
Mas cada indivíduo sente os efeitos da flacidez de maneira diferente.
Aquelas pessoas que se expõem muito a raios solares, não praticam atividade física, entre outros hábitos ruins, sentem com mais intensidade à flacidez na pele.
Por exemplo, se você tem bons cuidados com a pele, faz tratamento dermatológico regular, alimenta-se de maneira equilibrada você contribui para retardar o envelhecimento precoce e o aparecimento de rugas e manchas na pele.
Também existem substâncias tópicas que, quando aplicadas na pele, auxiliam na produção de colágeno, como a vitamina C, ácido glicólico, ácido retinóico, entre outros.
Já os bioestimuladores são substâncias injetáveis que podem ser aplicadas na pele e farão com que o próprio paciente aumente em mais de 60% a quantidade de colágeno, que dará sustentação para o rosto, firmeza, melhora do contorno, brilho, luminosidade e muito mais.
Consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia para saber qual é o tratamento ideal para cuidar de você.
Poros dilatados
Outro sinal que acaba incomodando muitas pessoas é o aumento na visibilidade dos poros, que pode atingir diferentes tipo de peles.
Eles tendem a ser mais visíveis em áreas mais oleosas como, por exemplo, na zona T – testa, nariz e queixo.
Segundo Dra. Cintia Cunha, com o envelhecimento natural da pele os poros tendem a se tornarem mais visíveis, mas existem formas de prevenção do quadro.
“Procedimentos feitos em clínicas de dermatologistas como, peelings, laser fracionado, microagulhamento robótico, entre outros, ajudam muito a melhorar a luminosidade, firmeza e o aspecto dos poros dilatados”, disse a dermatologista.
Vale lembrar que é importante repetir os tratamentos, regularmente, para garantir que a pele se preserve bonita e saudável.
Linhas finas
Além da flacidez e dos poros dilatados, outros sinais de envelhecimento precoce são as rugas e linhas de expressão finas.
Para quem já possui essas marcas e deseja amenizar a aparência, o ideal é consultar um dermatologista.
Isso porque procedimentos como a aplicação de toxina botulínica ou “botox”, skin booster, fios de PDO e alguns tipos de laser podem amenizar a questão.
Agora, se você busca prevenir o surgimento dessas linhas, principalmente no cantinho dos olhos, aposte em produtos anti-aging específicos para essa região, como, por exemplo, produtos à base de retinol e vitamina C.
Já para prevenir o surgimento de linhas de expressão no cantinho dos olhos, aposte em produtos anti-aging específicos para essa região.
Sobretudo, os dermocosméticos têm como principal objetivo suavizar e melhorar essas marcas.
Luminosidade
A falta de luminosidade também pode nos deixar com um aspecto cansado no rosto.
A luminosidade está diretamente relacionada com a nossa capacidade da nossa pele de refletir a luz do ambiente – e essa reflexão traz o viço.
A dermatologista explica que, “quando vamos envelhecendo a pele vai ganhando ondulações devido a flacidez, poros dilatados, rugosidade e perde a capacidade de refletir a luz. Por este motivo, a pele fica opaca e sem brilho”, explicou.
Com tratamentos combinados, que melhoram a superfície da pele, essa luminosidade é recuperada.
A exemplo, temos os peelings, lasers (como o fracionado), radiofrequência microagulhada e cremes dermocosméticos específicos para serem usados em casa.
Na verdade, o que a gente precisa cultivar é uma rotina de cuidados com a pele, utilizando sabonetes específicos, hidratante e protetor.
E vale uma dica: esfoliar a pele, uma vez por semana, pode ajudar a recuperar um pouco dessa luminosidade.
Visibilidade de manchas
Você chegou a observar o aparecimento de manchas na pele? O aumento das manchas fazem parte do envelhecimento precoce.
Normalmente surgem, ao longo da vida, devido a exposição prolongada ao sol ou devido a pequenas exposições diárias e frequentes.
“Por exemplo, ir para o trabalho de carro ou pequenas caminhadas podem sim fazer com que a pele fique mais manchada e mais envelhecida”, contou Dra. Cintia Cunha.
Para evitar o aparecimento de manchas do sol é indispensável o uso do protetor solar.
Já para o clareamento das manchas existem vários recursos e para cada tipo de mancha um tratamento pode ser utilizado.
“A primeira coisa é diagnosticar qual o tipo da mancha, se é melasma, melanose solar, apenas sardinhas ou ceratose solar que aparecem de acordo com o envelhecimento e idade”, esclareceu a dermatologista.
Ainda de acordo com Dra. Cintia Cunha, para cada tipo de mancha existem tratamentos específicos, como laser Nd-YAG, laser fracionado, luz pulsada, entre tantos outros.
Falamos tanto sobre envelhecimento precoce, agora, deixe nos comentários: você notou o aparecimento de algum desses sinais?
Lembre-se: Este conteúdo não substitui a consulta com um profissional da sua confiança. Procure um dermatologista. Desta forma você tem indicação de produtos e tratamentos compatíveis com seu quadro clínico e necessidades.